19 anos de Samu: serviço móvel de urgência realiza 3.000 atendimentos/mês

30 de junho de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Piracicaba completou 19 anos de atividades ontem. Criado em 29/06/2004, hoje sua base fica na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2000, bairro Paulista. O serviço médico gratuito conta com equipe integrada por cinco enfermeiros, 25 técnicos de enfermagem, 28 condutores de veículo de urgência, 17 médicos e 18 técnicos auxiliares de Regulação Médica/Rádio Operadores que atendem oito municípios da microrregião de Piracicaba, com população estimada em mais de 600 mil pessoas.

Atualmente, o Serviço conta com sete ambulâncias USB (Unidades de Suporte Básico), duas USA (Unidade de Suporte Avançado) que é uma UTI Móvel, e um veículo de apoio.

Samu realiza atendimento de urgência e emergência há 19 anos

Todas as viaturas são equipadas com ar-condicionado. Das 13 ambulâncias que dão assistência à população – sendo quatro reservas –, três foram incorporadas à frota em 2022/2023.

O número de atendimentos mensais do Samu de Piracicaba é de cerca de 3.000 com envio de viatura. Desse montante, cerca de um terço é o chamado APH (Atendimento Pré-Hospitalar) Secundário, Procedimentos Intra-Hospitalares, por exemplo, entre hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e outras Unidades Médicas. Já os APH Primários, que respondem pela maioria das chamadas no 192, são as ocorrências de rua, que envolvem acidentes – em sua maioria –, além de casos clínicos e psiquiátricos.

O serviço do Samu acontece 24h por dia e atende pelo telefone 192

Mas, segundo Maria Cristina Colonnese, coordenadora administrativa de enfermagem do Samu, o número de atendimentos é muito maior quando incluídas as orientações que os atendentes do Samu oferecem via telefone 192. “Acionado pelo telefone 192, o Samu atende urgências, pelo qual os pacientes são avaliados e triados por médicos reguladores para que todas as solicitações sejam atendidas de forma rápida e com o melhor recurso de urgência. O serviço funciona 24 horas por dia”, explica ela.