SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

1º Encontro de Imunização atualiza profissionais da Saúde

5 de fevereiro de 2013 • Coordenação DAF

Aconteceu na manhã desta terça-feira (05) o 1º Encontro de Imunização.  Realizado pelo GVE/Piracicaba/SES (Grupo de Vigilância Epidemiológica) com apoio da Vigilância Epidemiológica, foi direcionado para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, representantes da Vigilância Epidemiológica e salas de vacinações. O objetivo foi discutir os calendários de vacinação do Estado de São Paulo e também as recomendações para a utilização do Palivizumabe (utilizado para a prevenção da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório).

O Secretário de Saúde, Dr. Luiz Roberto Di Giaimo Pianelli, abriu o evento e pontuou que ações como essa são benéficas tanto para os profissionais quanto para a população. “Com essas informações, a população poderá receber serviço de qualidade por profissionais devidamente instruídos”, completa.

A palestrante Dra. Helena Keico Sato, Diretora da Divisão de Imunização (CVE/SES), apresentou os calendários de Vacinação do Estado de São Paulo, falou sobre a Situação Epidemiológica do Vírus Sincicial Respiratório, Recomendações para utilização do Palivizumabe pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Experiência do Estado de São Paulo e também GVE XX Piracicaba na utilização do Palivizumabe.

Vale lembrar que em Piracicaba existem os programas de vacinação Dupla Dose de Amor e Proteção, que correspondem à imunização dos recém-nascidos nas maternidades. Eles recebem as primeiras vacinas indicadas, BCG e a 1ª dose contra Hepatite B, por funcionários da Vigilância Epidemiológica, que também fazem o agendamento da 1ª consulta do bebê, disponibilizam um kit de higiene (fornecido pela Secretaria de Saúde) e aplicam o questionário de Avaliação de risco para o óbito infantil. No ano de 2012 quase 6.000 bebes foram vacinados enquanto estavam nas maternidades.

São mais de 60 unidades de saúde, entre UBS e PSF, com vacinas disponíveis, além de unidades especializadas como o Cedic e Casap, e unidades de pronto atendimento (UPA/COT). As vacinas são aplicadas conforme o calendário vacinal.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Lopes Menini, enfatizou que a atualização dos profissionais foi o foco do evento. “É importante que os profissionais tenham suas dúvidas esclarecidas sobre o assunto, todos devem estar preparados para auxiliar melhor a população”, afirma.

‹ voltar