31 de maio: “Dia Mundial sem Tabaco”

29 de maio de 2020 • Leandro Bollis

No próximo domingo, 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a exposição direta ou indireta ao tabaco tem como consequências provável o câncer de pulmão e doenças respiratórias crônicas. O vício é responsável por mais de dois terços de câncer de pulmão no mundo.

Desde 2009, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Atualmente, são 18 unidades de saúde de Atenção Básica, credenciadas no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (CRATOD), para o atendimento de pacientes tabagistas que queiram cessar a dependência do cigarro.

Por conta da pandemia provocada pelo coronavírus, a Saúde continua com o Programa em funcionamento. No entanto, diante do risco de contaminação do paciente tabagista e, consequentemente, complicações diante da COVID-19, as equipes estão realizando o trabalho com consultas em horários espaçados e individualizadas, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

“O paciente é acompanhado na unidade de saúde por uma equipe multiprofissional. No primeiro atendimento é realizado uma avaliação clínica, com o Teste de Fagerström e, caso haja indicação de tratamento farmacológico, além da abordagem cognitivo-comportamental, o médico pode prescrever o Bupropriona e/ou Adesivo transdérmico de nicotina”, explicou Ana Raquel Faggin de Castro, farmacêutica coordenadora do programa e do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF).

Segundo ela, com a prescrição em mãos, o paciente pode se dirigir a Farmácia Municipal de referência onde o profissional de saúde fará a dispensação dos medicamentos e/ou insumos, além do acompanhamento farmacoterapêutico, para maior adesão e sucesso no tratamento.

Os medicamentos utilizados no tratamento são financiados e adquiridos pelo Ministério da Saúde e distribuídos aos Estados, que disponibilizam ao DAF de cada município, sendo dispensados de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, publicado em Portaria do Ministério da Saúde.

“No ano de 2019, tivemos um sucesso de 32% de cessação do uso do tabaco das pessoas que participaram dos grupos, entre eles, casos de pacientes que cessaram sem o uso de medicamentos”.

“Trata-se de um trabalho de qualidade e fundamental voltado para pessoas que tem o desejo de parar de fumar, mas não conseguem por diversos fatores. Graças a esse serviço especializado e realizado por equipes treinadas, muitos deixam de fumar e, felizmente, esse hábito vem caindo no Brasil”, disse o secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello.

Alerta sobre o uso do narguilé e outros dispositivos

A farmacêutica coordenadora do programa faz um apelo sobre o uso do narguilé e outros dispositivos. Segundo ela, além dos malefícios causados, o risco de contaminação pelo coronavírus aumenta com o compartilhamento. “A mangueira é passada de pessoa para pessoa e todas compartilham a mesma piteira. Isso aumenta o risco de transmissão do vírus. Além disso, as pessoas ficam muito próximas uma das outras e aglomeradas”, ponderou Ana Raquel.

Mais informações sobre o Programa Municipal de Controle do Tabagismo podem ser obtidas pelo telefone 3422-9946.