60 animais do Boa Esperança e Javari serão castrados neste sábado

29 de maio de 2014 • Coordenação DAF

60 animais, 45 cães e 15 gatos, estão com cirurgia de castração marcada para este sábado (31), com início dos trabalhos previsto para as 8h30. O agendamento foi feito pelas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) Boa Esperança I e II e Javari I no início da semana. A iniciativa do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Secretaria de Saúde, em parceria com a ONG (Organização Não Governamental) Vira-Lata Vira Vida, faz parte do Projeto Castração Legal de 2014.

Esta será a nona edição do mutirão de castração, que teve início em dezembro de 2012. As tendas cirúrgicas infláveis serão montadas na quadra aberta da Escola Estadual Jardim dos Manacás, que também proporcionam um bom acolhimento para a comunidade. O evento contará com o trabalho de técnicos do CCZ, voluntários da Vira-Lata Vira Vida, além de representantes do PSF e do programa Escola da Família desenvolvido na unidade de ensino.

“Professores das Escolas Estadual e Municipal do Jardim dos Manacás foram capacitados para atuarem junto aos alunos e pais abordando a importância da castração dos animais, e também foram informados sobre os objetivos do projeto”, informou Eliane de Carvalho, coordenadora do CCZ. Nos oito mutirões já realizados foram castrados 602 animais, a maioria cadelas. O objetivo principal dos mutirões de castração é oferecer à comunidade mais carente a oportunidade da cirurgia de forma gratuita visando diminuir o abandono de crias indesejadas e os maus tratos aos animais.