Ações de combate à dengue recolheram nove toneladas de inservíveis

22 de março de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) recolheram nove toneladas de inservíveis nas ações realizadas no sábado, 18/03. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, o Arrastão da Dengue recolheu oito toneladas de inservíveis das 8h às 14h, nos bairros Jardim Oriente, Parque Água Branca, Serra Verde e Jardim Água Branca. Já no Mutirão, que passou pelos bairros Jupiá e Glebas Califórnia, foram visitadas 1.194 residências, sendo 32 delas notificadas por terem algum tipo de possível criadouro para o mosquito Aedes; além disso, mais uma tonelada de inservíveis também foi coletada.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1/01 a 21/03 de 2023 foram registradas 1.482 notificações para a dengue com 156 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2022, foram 1.385 notificações, 161 casos confirmados e nenhum óbito.

Leituristas da CPFL entregam panfleto com orientações de combate a dengue junto com a conta de energia

PARCERIA – A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a CPFL Paulista para ação de combate à dengue no município segue a todo vapor. Nesta semana, os leituristas da concessionária de energia estão passando pelo bairro Santa Rosa, onde entregam folhetos educativos do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), programa do município, nas residências, junto com a conta de energia elétrica. “O material traz dicas básicas de cuidados que podem ser adotados em casa, principalmente para a eliminação de qualquer foco de água parada, em espaços abertos ou fechados”, lembra Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA.

A leiturista da CPFL, Lucimar Pereira Lopes de Souza, se sente feliz em poder colaborar com o trabalho de prevenção à dengue na cidade. “É muito importante que todos façam a sua parte, nós estamos fazendo a nossa. Fico contente em fazer parte desta parceria e poder entregar as informações educativas nas casas por onde eu passo. Juntos podemos fazer a diferença no combate ao mosquito da dengue”, disse.

Lucimar PL de Souza, leiturista da CPFL, diz estar feliz por colaborar com a campanha de combate a dengue

Para a consultora de Relacionamento da CPFL Paulista, Talita Pinotti, a concessionária tem grande preocupação e desejo de estar presente nos bairros e comunidades de Piracicaba. “Apoiar com ações no Combate à dengue permite que a distribuidora vá além do seu papel principal, que é entregar energia com qualidade. Estamos muito satisfeitos com essa parceria construída com o município de Piracicaba e sabemos da importância e benefícios que essa ação pode trazer aos moradores piracicabanos”.

PREVENÇÃO – O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura. O PMCA atende pelo telefone 3427-3351 e também pelo SIP 156.