Agendamento para castrações começa na próxima segunda (27)

22 de janeiro de 2014 • Coordenação DAF

A partir de fevereiro o Controle de Controle de Zoonoses (CCZ) e Canil Municipal voltam a realizar cirurgias de castração em cães e gatos de forma gratuita. Os interessados deverão entrar em contato pelo SIP-156 (Serviço de Informação à População) a partir da próxima segunda-feira (27) e agendar o procedimento de acordo com as vagas disponíveis. As cirurgias acontecerão de segunda a sexta-feira, sendo oito cães e quatro gatos por dia.

Assim como feito em 2013, este ano a agenda do mês será aberta na última semana do mês anterior:

Para castração em fevereiro – a agenda abre dia 27 de janeiro;

Março – a partir de 24 de fevereiro;

Abril – a partir de 25 de março;

Maio – a partir de 28 de abril;

Junho – a partir de 26 de maio;

Julho – não haverá agendamento;

Agosto – a partir de 28 de julho;

Setembro – a partir de 25 de agosto;

Outubro – a partir de 29 de setembro;

Novembro – a partir de 27 de outubro;

Dezembro – a partir de 27 de novembro.

Dias antes da data marcada para o procedimento, o responsável pelo animal recebe um e-mail confirmando o agendamento e com orientações sobre a forma de conduzir o bichano até ao Canil. Todos devem estar no local às 7h30. Cães e gatos são pesados e colocados em baias indiviuais. Enquanto acontecem as cirurgias, os proprietários assistem a palestra com orientador pedagógico do CCZ sobre a guarda responsável e direitos dos animais, além de explicar os procedimentos da castração e cuidados pós-operatórios, tais como alimentação, repouso e limpeza dos pontos.

Além das castrações agendadas pelo SIP-156, no período vespertino são castrados animais abrigados pelo Canil e de casos especiais (animais abandonados, vítimas de maus tratos e comunitários – animais de rua que são tratados por uma ou mais pessoas que residem próximo). A Secretaria da Saúde, em parceria com a Ong Vira Lata Vira Vida, também promove o projeto Castração Legal, com ações itinerantes por bairros periféricos. No ano passado foram realizados cinco mutirões de castração do projeto.

Em 2013 foram agendadas 3.427 castrações, 2.422 via 156 e 1.005 para atender casos especiais e mutirões. Foram realizadas 2.878 castrações, sendo 1.691 agendadas pelo 156, 454 casos especiais, 332 em mutirões e 401 em animais acolhidos no Canil.