Agentes Comunitários de Saúde fazem mais de 225 mil visitas em 2012

20 de fevereiro de 2013 • Coordenação DAF

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde aponta que os 257 agentes comunitários de saúde (ACS) que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) no município realizaram 225.982 visitas ao longo de todo o ano passado. O número reflete o trabalho dos profissionais do PSF e representa uma média de 800 visitas diárias.

Voltada principalmente à oferta de serviços de saúde na atenção básica, a estratégia do PSF presta assistência e realiza ações de promoção da saúde, além da prevenção de doenças. Os profissionais de cada unidade do PSF são responsáveis por aproximadamente mil famílias ou 4 mil pessoas.

As famílias das áreas de maior risco para a saúde no município são acompanhadas por equipes multidisciplinares e um dos pontos mais fortes do trabalho é a visita dos profissionais, principalmente o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde.

Esses profissionais foram responsáveis por 90% das visitas realizadas pelo PSF em 2012 e têm na visita domiciliar sua principal linha de atuação. Com constante vigilância das famílias sob sua responsabilidade, os ACSs identificam quem está exposto à situação de risco, orientam sobre cuidados e facilitam a entrada das pessoas mais vulneráveis aos serviços de saúde oferecidos pela rede.

Atuando no PSF Eldorado 1, a ACS Maria do Carmo Tunussi afirma que gosta muito da sua atividade. “Gosto do contato que tenho com as pessoas, das ações de prevenção que desenvolvo com as famílias e da oportunidade de auxiliar as pessoas”, diz.

Atendida na mesma unidade onde Maria do Carmo trabalha, Rosália Tavares Novaes relata que as ACS realizam as visitas regularmente, sempre atendendo as suas necessidades e as da sua família. “Eles estão sempre prontos e tratam a gente com muita atenção”, elogia Nivaldo Aparecido Rodrigues, que também recebe atendimento no PSF Eldorado.

Coordenadora da Atenção Básica, a médica Fabíola Bergamo afirma que o acompanhamento familiar melhora imediatamente as linhas de cuidados entre crianças, gestante e idosos. “Temos como exemplo o aumento da cobertura vacinal em crianças, o acompanhamento de gestantes, o manejo de hipertensos e diabéticos entre outros avanços proporcionados pelas visitas”, diz.