Agropecuária Casa Cabloco recebe próxima feira de adoção de animais

6 de junho de 2014 • Coordenação DAF

O Canil Municipal realiza mais uma feira de adoção de filhotes neste sábado (3), das 9 às 13 horas. A ação faz parte do projeto “Adote um Amigo” e acontece na Agropecuária Casa Caboclo, que fica na avenida Centenário, 1.174, no bairro São Dimas. O evento, que tem como objetivo conscientizar sobre a adoção e posse responsável, disponibilizará filhotes do Canil Municipal. Um veterinário do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) acompanhará a feira e tirará dúvidas sobre a adoção, cuidados e deveres do responsável pela guarda dos bichanos.

Todos os animais disponíveis são castrados, vacinados, vermifugados e microchipados. Para fazer a adoção é preciso ter mais de 18 anos, portar CPF, RG e comprovante de residência, além de assinar um termo de responsabilidade, onde se compromete a cuidar bem de pet.

O projeto “Adote um Amigo”, que visa a adoção consciente preservando os direitos dos animais e seus cuidadores. A proposta de conquistar a população interessada em adotar um animal abandonado e o trabalho é voltado à qualidade da saúde, bem estar, comportamento e principalmente a orientação aos interessados. Todos os animais disponibilizados para doação passam por avaliação de saúde e comportamento pelos médicos veterinários antes de serem vermifugados e vacinados contra raiva e outras viroses, e são castrados gratuitamente. Os proprietários recebem as orientações de cuidados com o animal e preenchem um termo de responsabilidade onde se compromete em cumprir as leis de proteção dos animais, municipais, estaduais ou federais. As adoções podem ser feitas todos os dias da semana no Canil Municipal, das 8 às 15 h e aos sábados das 8 às 12h, ou em feiras de adoção.

Alguns itens devem ser considerados antes de adotar um animal:

– Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

– Adote animais de abrigos públicos ou privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

– Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida (tamanho, peculiaridades e espaço físico).

– Mantenha seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

– Cuida da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove seu pelo e exercite-o regularmente.

– Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

– Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

– Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

– Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).

– Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva de controle da propriação e não tem contra indicações.