Amanhã, 13/05, tem Arrastão da Dengue na região do Algodoal

12 de maio de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

Promovida pela Prefeitura, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, o Arrastão da Dengue deste sábado, 13/05, vai passar pelo bairro Algodoal, das 8h às 14h, com ponto de encontro no Varejão Municipal do bairro. O objetivo da ação é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

A orientação do coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1/01 a 12/05 de 2023 foram registradas 1379 casos positivos e um óbito por dengue. No mesmo período de 2022, foram 1.091 casos e um óbito; em 2021, foram 4.589 casos e nenhum óbito.

Arrastão da dengue acontece no bairro Algodoal

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.