AME-Piracicaba comemora seus 10 Anos de atendimento em saúde na região

8 de agosto de 2019 • Leandro Bollis

Em evento comemorativo aos 10 anos do Ambulatório Médico de Especialidades (AME-Piracicaba), realizado nesta quarta-feira (07/08), foi enfatizada a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado para ampliar os serviços médicos na região, tendo o AME local e o Hospital Regional como exemplos de excelência no atendimento. Ambos são geridos pela Unicamp e apresentam hoje uma média de aprovação dos seus usuários acima de 98%, índice considerado extremamente satisfatório.

Graciela Abrão Sakai, coordenadora médica do AME-Piracicaba, disse que o resultado é fruto do profissionalismo da equipe. Além da competência técnica, ela destacou o envolvimento no trabalho diário. “Temos aqui profissionais que se dedicam todo amor e carinho ao que fazem, por isso, temos alcançado resultados muito bons. Nossos indicadores confirmam essa excelência e nossa perspectiva é avançarmos cada dia mais”.

O prefeito Barjas Negri apontou o fato de a cidade estar na vanguarda do Estado em saúde. “Temos aqui excelentes centros de atendimento, sejam do setor público ou privado, que se completam, compondo uma rede sofisticada de referência regional”. Ele disse também que a sociedade piracicabana precisa conhecer melhor essa estrutura. “Vejam só o caso do AME, em 2018 foram mais de 280 mil atendimentos. As pessoas não têm a dimensão do que isso significa. Além disso, todos atendimentos de elevada qualidade, comprovada por avaliação técnica rigorosa”.

O diretor da DRS-X, Hamilton Bonilha, chamou atenção para a necessidade de expanção da estrutura do AME, o que exigirá novos recursos. “Temos espaço para crescer. Há a necessidade de crescimento porque a demanda da região é elevada. Mas nos faltam recursos. Temos que definir uma força-tarefa para conseguirmos mais recursos junto ao governo estadual e federal para essa nova etapa”.

O provedor da Santa Casa, José Orlando Pavão, recordou o fato de o AME-Piracicaba ter sido construído em terreno doado pela Santa Casa. “Isso demonstra o grau de envolvimento da nossa instituição no processo de expansão da rede de serviços públicos no município para atender toda a população. E o espírito de parceria que nos alimenta. A Santa Casa se sente feliz de fazer parte dessa história”.

Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, o AME consolida o conceito de que Piracicaba se tornou um polo nacional em saúde, uma vez que compõe uma ampla estrutura composta por três hospitais para média e alta complexidade com atendimento SUS, mais o Hospital Ilumina, além do Hospital Unimed, uma faculdade de medicina, residências médicas, faculdades e escolas técnicas diversas, uma rede de Atenção Básica que cobre todo o município, centros de especialidades de Urgência e Emergência. “Tudo isso é resultado do olhar de um gestor público em direção ao futuro”, disse Pedro Mello se referindo a Barjas Negri.

O vereador Gilmar Rotta, presidente da Mesa-Diretora da Câmara de Vereadores, que defendeu a participação do legislativo nesse movimento e a disposição dos vereadores em defender a saúde pública da cidade. “Podem contar conosco”. O dr. Elinton Chaim, gestor executivo do AME, também marcou presença e enfatizou a necessidade de expansão da unidade. Leia também:http://www.piracicaba.sp.gov.br/ame+piracicaba+comemora+10+anos+com+mais+de+280+mil