SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Arrastão contra a dengue recolhe 25 toneladas de material inservível no sábado (24)

26 de agosto de 2013 • Coordenação DAF

A região do Vila Sônia recebeu o segundo arrastão contra a dengue, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. No sábado (24), as equipes visitaram 2.300 imóveis e coletaram 25 toneladas de materiais inservíveis nos bairros Jd. Javary 1, 2 e 3, Pq. Monte Rey 2, Boa Esperança, Jd. Campos Elíseos, Jd. Maria Claudia Jd. Das Asatúrias e Jd. Sõnia. Além dos profissionais da Saúde, participam do evento a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Semob (Secretaria Municipal de Obras) e Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).

 

Além deste evento, a Secretaria de Saúde realizou um arrastão nos bairros Bosques do Lenheiro e Jardim Gilda (dia 17) e outros dois promovidos pelas equipes do PSF (Programa Saúde da Família) no Jardim Bartira (12) e Cecap e Eldorado (19). Os agentes de saúde dos PSFs Itapuã 1 e 2 visitam imóveis da região nesta segunda-feira (26). Nos quatro eventos foram contabilizadas 64 toneladas de material inservível.

 

O próximo arrastão acontece sábado (31) nos seguintes bairros: Jd. Dos Manacás, Jd. São Luís, Pq. Bela Vista, Nossa Senhora das Graças, Humberto Venturini, Jd. Maria Helena, Jd. Três Marias, Pq. Orlanda 1, 2 e 3, todos na região do Vila Sônia.

 

Por meio de folhetos e carro de som, os moradores dos bairros foram avisados sobre o arrastão e colocaram nas calçadas latas, garrafas, pneus, vidros, vasos sanitários, sofás, carcaças de móveis, pias, baldes, materiais recicláveis em geral, vasos e pratos de plástico, lonas e tambores.

 

Ao todo, a Secretaria de Saúde irá promover 40 eventos até o início de janeito. Além dos 18 arrastões programados para os sábados, os profissionais das unidades do PSF (Programa Saúde da Família) estão fazendo eventos menores às segundas-feiras. De acordo com o secretário da Saúde, Pedro Mello, o cronograma de arrastões foi antecipado em 70 dias. “Em 2012 iniciamos os arrastões em outubro. Antecipamos essa data com o objetivo de intensificar a remoção dos criadouros do mosquito transmissor da doença. Além disso, a Secretaria promove de forma inédita uma ação conjunta das unidades do PSF, que fazem arrastões também em suas áreas de atuação e orientam a população sobre a importância da eliminação dos criadouros para a redução dos casos de dengue em nosso município”, disse Mello. “O combate à dengue é um dever de todos e não apenas do prefeito, secretário e profissionais da Saúde. A população tem que entender que precisa fazer a sua parte e que a eliminação dos criadouros do mosquito é o melhor caminho para colaborar para reduzir a incidência da doença em nossa cidade”, completou.

‹ voltar