Arrastão da Dengue estará em quatro bairros no sábado, 07/10

4 de outubro de 2023 • Felipe Poleti
Equipes do PMCA estarão no Jupiá, São Francisco (Bongue), Ondas e Ondinhas, das 8h às 14h no próximo sábado, 07/10

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) seguem com as ações do Arrastão da Dengue que, no próximo sábado, 07/10, estarão nos bairros Jupiá, São Francisco (Bongue), Ondas e Ondinhas, das 8h às 14h, com ponto de encontro no campo de futebol do Jupiá.

O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

A orientação do PMCA é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

No último sábado, 30/09, as equipes estiveram na região do bairro Pompeia, passando por nove bairros e recolheram 3,58 toneladas de inservíveis. O PMCA atende pelo telefone (19) 3427-3351 e também pelo SIP 156.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 29/09 de 2023 foram registrados 2.917 casos positivos e três óbitos por dengue. No mesmo período de 2022, foram 1.435 casos e um óbito; em 2021, foram 5.325 casos e um óbito.

Segundo Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA, este ano, de acordo com dados climatológicos, estamos sob a influência do fenômeno natural El Niño, que tem como características apresentar temperaturas altas e chuvas intercaladas. “Essa condição é muito propícia para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, se reproduzir, o que acarreta num aumento expressivo de sua população. Consequentemente, a probabilidade de aumentar a contaminação de mosquitos com o vírus da dengue, e a sua transmissão, é alta”.

Tom alertou que toda a população deve ter olhos voltados com mais intensidade para o controle e eliminação dos criadouros do mosquito, principalmente dentro de casa. “Pedimos aos piracicabanos que se juntem a nós nessa tarefa árdua, trabalhando em conjunto com a Prefeitura. Vamos evitar essas doenças, retirando e eliminando criadouros”, completou.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.