Arrastão da dengue estará em quatro bairros no sábado, 14/10

11 de outubro de 2023 • Felipe Poleti
Equipes do PMCA fazem arrastão neste sábado em quatro bairros na região do Costa Rica

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) seguem com as ações do Arrastão da Dengue que, no próximo sábado, 14/10, estarão nos bairros Costa Rica, Belvedere, Minas Novas e Jardim Paraíso, das 8h às 14h, com ponto de encontro no Varejão do Parque dos Eucaliptos à avenida Tales Castanho de Andrade.

O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

A orientação do PMCA é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

No último sábado, 07/10, as equipes estiveram na região dos bairros Jupiá, São Francisco (Bongue), Ondas e Ondinhas onde recolheram 5,2 toneladas de inservíveis. O PMCA atende pelo telefone (19) 3427-3351 e também pelo SIP 156.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 10/10 de 2023 foram registrados 2.923 casos positivos e três óbitos por dengue. No mesmo período de 2022, foram 1.435 casos e um óbito; em 2021, foram 5.392 casos e um óbito.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.