Arrastão da Dengue estará nos bairros Castelinho e Jardim São Miguel no sábado, 15/07

13 de julho de 2023 • Felipe Poleti

Com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, a Prefeitura de Piracicaba, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), promove o Arrastão da Dengue neste sábado, 15/07, na região do bairro Castelinho e Jardim São Miguel, com ponto de encontro na área verde do Jardim São Miguel, na rua Dr. Lula s/nº. A ação está ligada ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A orientação do coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

No último sábado, 08/07, as equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) recolheram 5,5 toneladas de inservíveis no Arrastão da Dengue realizado na região do Jardim Oriente, Serra Verde, Jardim Água Branca e Parque Água Branca.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.