Arrastão da Dengue recolhe 5,56 ton de inservíveis no Costa Rica

18 de outubro de 2023 • Felipe Poleti
Equipes do PMCA estiveram em quatro bairros na região do Costa Rica no último sábado, 14-10
Equipes do PMCA estiveram em quatro bairros na região do Costa Rica no último sábado, 14/10

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) recolheram 5,56 toneladas de inservíveis no Arrastão da Dengue realizado no sábado, 14/10, nos bairros Costa Rica, Belvedere, Minas Novas e Jardim Paraíso. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

No próximo sábado, 21/10, o Arrastão da Dengue passará por oito bairros na região do Morumbi, das 8h às 14h, tendo como ponto de encontro o Tiro de Guerra de Piracicaba. A orientação do PMCA é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 10/10 de 2023 foram registrados 2.923 casos positivos e três óbitos por dengue. No mesmo período de 2022, foram 1.435 casos e um óbito; em 2021, foram 5.392 casos e um óbito.

O PMCA atende pelo telefone (19) 3427-3351 e também pelo SIP 156.

ORIENTAÇÃO – Conforme explica Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA, este ano, segundo dados climatológicos, estamos sob a influência do fenômeno natural El Niño, que tem como características apresentar temperaturas altas e chuvas intercaladas. “Essa condição é muito propícia para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, se reproduzir, o que acarreta num aumento expressivo de sua população. Consequentemente, a probabilidade de aumentar a contaminação de mosquitos com o vírus da dengue, e a sua transmissão, é alta”.

Tom alertou que toda a população deve ter olhos voltados com mais intensidade para o controle e eliminação dos criadouros do mosquito, principalmente dentro de casa. “Pedimos aos piracicabanos que se juntem a nós nessa tarefa árdua, trabalhando em conjunto com a Prefeitura. Vamos evitar essas doenças, retirando e eliminando criadouros”, completou.

Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;