Arrastão da Dengue recolheu 5,3 toneladas de inservíveis no sábado, 19/08

21 de agosto de 2023 • Felipe Poleti
Imagem colorida mostra inservíveis amontoados em uma esquina, embaixo de uma grande árvore. Dois homens uniformizados e com colete laranja fazem a coleta do material, um no chão e outro em cima de um caminhão estacionado em frente a pilha de sujeiraArrastão da dengue esteve na região do bairro Pauliceia no último sábado

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) recolheram 5,3 toneladas de inservíveis no Arrastão da Dengue realizado no último sábado, 19/08, no bairro Pauliceia, na região da Chácara Floresta, Jardim Paulista 1 e 2. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

No próximo sábado, 26/08, o Arrastão da Dengue retorna ao bairro Pauliceia desta vez na região do Jardim Esplanada, São Francisco e Residencial Paulista, das 8h às 14h. O ponto de encontro das equipes nas duas datas é o ginásio de esportes da Pauliceia (próximo à Escola Estadual Dario Brasil).

A orientação do PMCA é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores. O PMCA atende pelo telefone (19) 3427-3351 e também pelo SIP 156.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1/01 a 18/08 de 2023 foram registrados 2.893 casos positivos e três óbitos por dengue. No mesmo período de 2022, foram 1.411 casos e um óbito; em 2021, foram 5.312 casos e um óbito.

CONSCIENTIZAÇÃO – Conforme explica Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA, este ano, segundo dados climatológicos, estamos sob a influência do fenômeno natural El Niño, que tem como características apresentar temperaturas altas e chuvas intercaladas. “Essa condição é muito propícia para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, se reproduzir, o que acarreta num aumento expressivo de sua população. Consequentemente, a probabilidade de aumentar a contaminação de mosquitos com o vírus da dengue, e a sua transmissão, é alta”.

Tom alertou que toda a população deve ter olhos voltados com mais intensidade para o controle e eliminação dos criadouros do mosquito, principalmente dentro de casa. “Pedimos aos piracicabanos que se juntem a nós nessa tarefa árdua, trabalhando em conjunto com a Prefeitura. Vamos evitar essas doenças, retirando e eliminando criadouros”, completou.

Imagem colorida mostra inservíveis amontoados em uma calçada. Dois homens uniformizados e com colete laranja fazem a coleta do material, um no chão e outro em cima de um caminhão estacionado na rua
Arrastão da dengue voltará a região do bairro Pauliceia no próximo sábado

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.