Arrastão da Dengue recolheu 7,39 ton de inservíveis da Vila Cristina

22 de fevereiro de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS Foto: Divulgação/PMCA

Equipes do Arrastão da Dengue, da Prefeitura de Piracicaba, retiraram 7,39 toneladas de inservíveis da região da Vila Cristina no sábado de Carnaval, 18/02. Os bairros atendidos foram Jd. Monte Cristo, Jd. Ibirapuera, Jd. Camargo, Tatuapé e Santo Antônio.

A ação é realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

No próximo, sábado, 25/02, as equipes do Arrastão da Dengue voltam a esta região onde passarão pelos bairros Jd. Stênico, Monte Verde, Jd. Cruzeiro, Monte Branco, Jd. Regina, Vila Cristina, Nova Paulista, Jd. Tarumã, Jd. Conceição, Jd. Borghesi e Jardim Glória, das 8h às 14h, com concentração no Centro Comunitário, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A orientação aos moradores é para que deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

Arrastão da dengue passou por seis bairros durante o sábado de carnaval e recolheu mai de sete toneladas de inservíveis

CONFIRMAÇÕES – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 01/01 a 16/02, foram 582 notificações de dengue, com 24 casos positivos, sem óbito pela doença. No mesmo período de 2022 foram 802 notificações, com 20 confirmações e nenhum óbito.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

Eliminar os focos de água parada; Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda do vaso; Guardar garrafas com a boca virada para baixo; Limpar sempre as calhas dos canos; Não jogar lixo em terrenos baldios; Colocar o lixo sempre em sacos fechados; Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água; Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água; Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e jamais utilizar medicação por conta própria.