Arrastão da Dengue recolheu mais de 114 toneladas de inservíveis em cinco meses

8 de setembro de 2022 • Felipe Poleti

Autor: Texto e Fotos: Felipe Poleti/CCS

Com objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e febre amarela urbana, o Arrastão da Dengue da Prefeitura de Piracicaba já recolheu mais de 114 toneladas de inservíveis, em 22 ações que percorreram mais de 100 bairros nos últimos cinco meses – abril a setembro. A ação é realizada sempre aos sábados pelas equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

No próximo, sábado, 10/09, as equipes do Arrastão da Dengue passarão pelo distrito de Tupi e bairros Jardim Bartira e Jardim Peória, das 8h às 14h, com concentração na praça principal de Tupi, próximo à igreja matriz. A orientação aos moradores é para que deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

Nas duas últimas ações realizadas na região da Pauliceia, as equipes da Prefeitura retiraram 8,76 toneladas de inservíveis dos bairros Jardim Esplanada, São Francisco, Vila São Luís, Residencial Paulista, Chácaras Floresta, Vila Pauliceia, Jardim Paulista 1 e 2. “A população tem entendido a importância deste trabalho e tem colaborado com as equipes do PMCA. Essa colaboração se transforma em números já que este ano estamos com indicadores bem abaixo do ano passado. Apesar disso, não podemos baixar a guarda”, lembrou Filemon Silvano, secretário de Saúde.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 06/09 de 2022, foram 6.655 notificações de dengue, com 1.444 casos positivos e um óbito pela doença. No mesmo período de 2021 foram 13.551 notificações, com 5.318 confirmações e um óbito.

Após 22 ações, Arrastão da Dengue já recolheu mais de 114 toneladas de inservíveis

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Eliminar os focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda do vaso;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;

– Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e jamais utilizar medicação por conta própria.