Associação Ilumina divulga balanço da campanha Outubro Rosa Novembro Azul

12 de dezembro de 2013 • Coordenação DAF

A Associação Ilumina divulga os números da 6ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer – Outubro Rosa Novembro Azul. Segundo a entidade, 4.726 pessoas foram beneficiadas com exames preventivos de câncer em várias áreas. O número é quase o dobro do registrado no evento do ano passado, quando foram oferecidos 2.387 exames. Além dos exames, foram realizados outros 2.159 atendimentos entre teste glicêmico, aferição da pressão arterial, avaliação nutricional e distribuição de kits de higiene bucal.

“Todas essas ações só se concretizaram graças às parcerias públicas e privadas dos principais segmentos da comunidade piracicabana. Sem este apoio, a Associação Ilumina não teria obtido esse sucesso ao longo da campanha”, destaca a médica Adriana Brasil, coordenadora de projetos da entidade.

Por meio da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Piracicaba realizou 2.632 procedimentos, mas de 38% do total oferecido na campanha. A Secretaria foi responsável pela realização de 2.063 exames de colo de útero, 100 raios X de pulmão, 65 exames de sangue oculto (câncer de intestino) e 404 mamografias.

Ao todo, foram realizadas durante a campanha 808 mamografias, 2.252 exames de colo de útero, 467 exames de PSA (câncer de próstata), 467 exames clínicos de próstata, 370 exames de pele, 34 pequenas cirurgias de pele, 152 exames de boca, 11 biópsias de exames de boca, 65 exames de sangue oculto e 100 raios X de pulmão.

O prefeito Gabriel Ferrato e o secretário de Saúde, Pedro Mello, parabenizam a Associação Ilumina pelos números alcançados durante a campanha, que contou ainda com a parceria do Hospital do Câncer de Barretos, Hospital dos Fornecedores de Cana, Amhpla, Previlab, Unimed, Uniodonto, FOP-Unicamp, Núcleo Imagem, Clínica Zanello, CPA Radiologia, Lions Independência, Rede Drogal, Uniap e Projeto Sorriso Solidário.