Barjas Negri assina contrato de R$ 418 mil para reforma e ampliação da UBS Caxambu

9 de abril de 2019 • Leandro Bollis

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxambu vai ganhar mais qualidade, com a reforma e ampliação da estrutura atual. Serão investidos R$ 418 mil oriundos de emenda parlamentar. O prefeito Barjas Negri assinou nesta terça-feira (09/04) o contrato com a Construtora Contisa, responsável pela obra que vai beneficiar diretamente 31 mil usuários. O prazo de execução é de 10 meses.

Do total investido, R$ 100 mil foram obtidos por emenda do deputado estadual Vanderlei Macris (PSDB), fruto de articulação do vereador Maestro Jonson; outros R$ 300 vieram por intermédio do senador Airton Sandoval (MDB), a partir do trabalho político do vereador Lair Braga (SD).

Para o prefeito Barjas Negri, em momentos de crise, somente o trabalho coletivo e a ação política pode oferecer soluções a problemas complexos, que requerem recursos elevados. O apoio dos vereadores e o empenho para se conseguir junto aos seus deputados e senadores destinação de emenda parlamentar ao município faz a diferença, pois estão ajudando imensamente para que possamos garantir um bom serviço de saúde à população que mais precisa de apoio do Poder Público”, disse.

Barjas Negri assina contrato para reforma da UBS Caxambú (Foto – Justino Lucente/CCS)

Segundo ele, trata-se de uma antiga reivindicação dos moradores da região. “Teremos um pequeno transtorno durante a reforma, porém, será por uma boa causa. O local será reformado e ampliado ganhando mais de 150 metros quadrados”, ressaltou.

De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras, Rafael Ciriaco de Camargo, o local passará por diversas adaptações e será ampliado na parte do fundo. A Farmácia da unidade passará a ter uma entrada independente, a recepção ampliada e banheiros com acessibilidade”.

Para Pedro Mello, a UBS Caxambu é uma unidade própria, porém antiga, que precisa de reforma e ampliação devido ao crescimento da região e da demanda local por atendimento em saúde. “Trata-se de uma região que cresceu bastante e esses recursos chegam em boa hora para que possamos ofertar melhores serviços à comunidade, que sempre foi bem assistida pelos profissionais do posto de saúde, mas que se encontra em seu limite de ocupação”, observou.

Por conta da reforma, o atendimento da farmácia será transferido para a USF do Jardim Oriente e o setor odontológico para a USF Serra Verde.

Participaram da assinatura do contratos os vereadores Lair Braga, Maestro Jonson e Ronaldo Moschini, que há 15 anos atua como médico na área de ginecologia na rede pública, além de representantes da constutura e lideres comunitários. O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, foi representado pela dra. Anay Ferrer, coordenadora médica da Atenção Básica do município.

Raio-X da obra na UBS Caxambu

– Aumento de área na Sala de Espera;

– Nova recepção;

– Novas disposições dos sanitários, atendendo às normas de acessibilidade;

– Adaptações nos consultórios incluindo WC em dois deles (1 acessível e 1 normal);

– Consultório odontológico adaptado para 2 equipes;

– Melhorias nas áreas de uso exclusivo dos funcionários;

– Novas bancadas e novos gabinetes para os consultórios;

– Nova rede hidráulica (água e esgoto) para o prédio existente;

– Reconstrução parcial da rede elétrica do prédio existente;

– Pintura Geral;

Ampliação:

– Construção de uma nova farmácia com melhores condições de atendimento a população e de uso pelos funcionários;

A farmácia terá acesso independente, através da construção de uma nova rampa;

– Nova Cobertura para a área de ambulância em frente ao prédio;

– Novos abrigos para os lixos orgânicos, recicláveis, hospitalares e para os compressores.