Bicas têm água imprópria para o consumo

16 de julho de 2014 • Coordenação DAF

Oito das 12 bicas que tiveram a análise bacteriológica realizada pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) no mês de junho apresentaram coliformes totais e/ou fecais. Os únicos locais onde houve ausência de coliformes foram as bicas do Morlet, na rua da Glória, e da avenida dos Bandeirantes, entre as pontes do Mirante e do Lar dos Velhinhos. Outros dois locais estavam sem água no momento da análise.

Apesar de a prefeitura já ter colocado placas nas bicas alertando sobre a qualidade imprópria da água, a própria população arrancou os avisos. Segundo o médico Osmar Gaiotto, diretor da Vigilância Sanitária, mesmo que uma determinada bica não apresente coliformes no momento da análise, é preciso evitar a ingestão da água do local. “A análise é uma fotografia do momento e mesmo que bacteriologicamente a água não esteja imprópria para o consumo, quimicamente ela pode apresentar alterações”.

O consumo de água com presença de coliformes pode causar distúrbios gastrointestinais como diarreias, vômitos, gastroenterocolite aguda, colite e desidratação.

Além das bicas sem presença de coliformes, o Semae encontrou duas sem a presença de água (Quatro Bicas, no Nhô Quim e a bica do Engenho Central). As bicas avaliadas pelo Semae são as da Rua Silva Jardim, Morlet (Rua da Glória – Paulista), 7 bicas (Avenida Francisco de Souza – Nhô Quim), 4 bicas (Avenida Francisco de Souza), Avenida Campos Sales (Cidade Jardim), Avenida dos Bandeirantes (entre a ponte do Mirante e o Lar dos Velhinhos), Rua João Alves de Almeida (Vila Fátima), Engenho Central, Estrada do Bongue, Jardim Brasília (dentro da Área de Lazer), Rodovia Piracicaba-Limeira (próximo ao Monte Alegre) e Rua Santa Olímpia.