Cadme realiza 4.310 consultas em 2013

20 de janeiro de 2014 • Coordenação DAF

Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a Cadme (Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas) realizou 4.310 consultas médicas em 2013. Inicialmente focada no tratamento e na centralização das consultas médicas, a clínica, criada em 2009, teve seu objetivo ampliado para ações de prevenção às doenças metabólicas, incorporando a promoção de palestras, reuniões e cursos sobre a importância do tratamento e controle do diabetes e outros distúrbios.

Desde 2010, a Cadme passou a atender também pacientes com feridas crônicas. Os pacientes diabéticos, em especial aqueles que são usuários de insulina, são assistidos, com prioridade aos diabéticos tipo 1, gestantes, pacientes aguardando compensação da doença para cirurgia e aqueles com complicações associadas. O usuário tem acesso à consulta médica especializada, orientações de enfermagem sobre a autoaplicação da insulina, controle da doença, prevenção de complicações, entre outras.

Até agosto de 2013, aproximadamente 1.500 pacientes diabéticos estavam em acompanhamento com endocrinologista, nutricionista e equipe de enfermagem. Em 2012, a Cadme realizou 14.799 consultas de enfermagem e 2.801 consultas médicas. São oferecidas, por semana, 240 consultas entre novas e retornos. A Assistência Farmacêutica Municipal tem disponível cota de 250 insulinas regular, 250 insulinas Apidra e 270 insulinas Lantus ao mês. Como consequência desse serviço prestado, a procura nas unidades de pronto atendimento e, consequentemente, as internações decorrentes de complicações do diabetes diminuiu.

Além disso, a Secretaria da Saúde, por meio do NAES (Núcleo de Atenção a Educação em Saúde) realiza capacitações contínuas sobre o diabetes para os profissionais da rede básica e promove ações educativas por meio de campanhas mensais de prevenção.

Foto: Amanda Vieira / Jornal de Piracicaba