Campanha arrecada jornais para Canil e Gatil do CCZ

6 de junho de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e fotos: Felipe Poleti/CCS

A pandemia da Covid-19 não trouxe dificuldades apenas para os humanos, mas também para os animais, principalmente aqueles que são vítimas de maus tratos ou abandono e que estão no Canil e Gatil Municipal, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde. Com a pandemia, houve queda na doação de jornais ao CCZ, que são usados para forrar e manter mais confortáveis e quentes as baias onde cães e gatos permanecem à espera da adoção. Por isso, o CCZ deu início recentemente a campanha de arrecadação deste material junto a comunidade.

O médico veterinário do CCZ Etelcles Mendes, o Teo, mostra jornais: estoque baixo

Hoje, o CCZ abriga 89 animais, sendo 56 cães e 36 gatos para a adoção. Segundo Eliane Carvalho, médica veterinária e coordenadora do CCZ, os jornais são uma importante ferramenta para manter os bichinhos confortáveis. “Nós lavamos as baias e forramos com jornais. Quando os cães e gatos fazem xixi, o papel-jornal absorve e mantém a baia seca até a próxima limpeza. Esse manejo dos animais é repetido duas vezes ao dia. Enquanto a baia é limpa eles ficam no solário”, explica.

Eliane reforça que há a necessidade de divulgar a campanha para conseguir novos pontos de coleta, já que o material (papel-jornal) está cada vez mais escasso devido à mudança de plataforma da imprensa tradicional, que migra para o universo virtual cada vez mais rápido. “Um dos pontos de arrecadação é aqui no CCZ. Porém, por ser um local distante, pedimos às pessoas interessadas em ajudar que recolham o material e quando juntarem uma grande quantidade, nos informem pelo telefone (19) 3427-2721, que vamos até o local buscar”, reforça.

Os gatinhos também precisam dos jornais para ficarem mais confortáveis nas baias

APOIO – Sempre engajada na causa animal, a vereadora, protetora e coordenadora do Fórum Permanente de Proteção e Defesa dos Animais, Alessandra Bellucci, ao saber da campanha, adotou a ideia e tem colaborado com a ação do CCZ. Por meio das redes sociais, ela pede a colaboração da população tendo, inclusive, mobilizado alguns pontos de arrecadação. “O CCZ está necessitando muito de jornal e cobertores para os animais, pois o frio chegou e eles precisam se aquecer. Precisamos ajudá-los”, disse a vereadora.

Segundo Alessandra, a Câmara dos Vereadores se uniu à campanha e recebe as doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na portaria do prédio anexo (rua do Rosário, 833). Os outros locais são: Maria Pet Banho e Tosa (rua Madre Cecília, 1.510, Centro), Agropet São Francisco (avenida Antonia Pazzinato Sturion, 723, Morumbi) e Banca de Jornais Nova Piracicaba (avenida Armando Cesare Dedini, 680, Vila Rezende).
ADOÇÃO – Os animais do CCZ estão à espera de adoção. Para adotar, é só se dirigir ao CCZ, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, sábado das 9h às 10h30 e das 12h as 15h, e levar documento com foto e comprovante de residência. No caso dos gatos, é importante levar uma caixa de transporte.

A vereadora Alessandra Bellucci também realiza uma campanha de adoção, chamada Vida Além das Grades que tem como objetivo incentivar a adoção de animais que estão no canil e gatil da Prefeitura. A divulgação dos animais disponíveis para adoção nesta ação são divulgados semanalmente pelo parceiro Jornal de Piracicaba (site e redes sociais).