Campanha de vacinação antirrábica imunizou mais de 37.700 animais

23 de novembro de 2016 • Coordenação DAF

Realizada em duas etapas, atingindo as zonas rural e urbana do município de Piracicaba, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2016, realizada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, imunizou 37.787 animais, sendo 32.169 cães e 5.618 gatos. Houve um pequeno aumento em relação a 2015, quando foram vacinados 37.708.

A primeira etapa ocorreu entre os meses de junho e agosto, na zona rural, quando foram vacinados 10.141 animais, sendo 8.573 cães e 1.568 gatos. Já na zona urbana, de setembro a novembro, em todos os bairros da cidade, foram imunizados 27.646 animais, 23.596 cães e 4.050 gatos.

O secretário de Saúde, Pedro Mello, ressaltou o empenho das equipes do CCZ, que mais uma vez não mediram esforços para atender toda a extensão territorial do município. “É preciso evitar a raiva transmitida por morcegos, tanto em cães quanto em gatos, por isso é fundamental que todos os animais sejam vacinados”, lembra o titular da Pasta.

A médica veterinária e diretora do CCZ, Eliane de Carvalho, avalia como muito positiva a campanha. Segundo ela, a cada ano os donos de animais de estimação estão mais conscientes da importância de vacina.

Um dado que chamou sua atenção foi o aumento de felinos vacinados pelo terceiro ano consecutivo, o que  desperta para a discussão sobre o aumento da população de gatos domiciliados em Piracicaba, ou seja, com donos, associado à preocupação sobre os riscos da doença transmitida por morcegos.

“O aumento de 6,9% na cobertura vacinal reflete o resultado dos esforços na divulgação da campanha e da preocupação com o risco da raiva para esses animais, seja na área urbana ou rural”, ressalta a médica veterinária.

Os animais que não foram vacinados durante a campanha poderão ser levados até o Canil Municipal, instalado no CCZ. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 11h e das 12h às 16h. O CCZ fica na rua dos Mandis, s/n, no Parque Jupiá. Informações pelo 3427-2721.