Campanha de vacinação antirrábica prossegue até 12 de novembro

10 de outubro de 2016 • Coordenação DAF

Em quatro semanas de Campanha de Vacinação Antirrábica na zona urbana, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) totaliza 9.926 animais imunizados, sendo 8.680 cães e 1.246 gatos. Somente no último sábado, 8/10, quando a campanha foi desenvolvida em 28 bairros da cidade, foram aplicadas 3.452 doses, sendo 3.041 em cães e 411 em gatos. Os números apontam um crescimento de 799 animais vacinados em relação ao ano passado na mesma região.

A campanha anual prossegue até 12 de novembro e a meta do CCZ é imunizar 25 mil animais. “Acreditamos que o aumento do número de animais vacinados se deve à conscientização cada vez maior dos proprietários sobre a importância de imunizar seu bichinho de estimação contra a raiva”, observa o veterinário e coordenador da campanha, Paulo Lara.

No próximo sábado, 15, as equpes de vacinação estarão em 12 bairros da cidade, são eles: Cecap, Eldorado, Chapadão, Alvorada I, AlvoradaII/Itamaracá, São Francisco, Sol Nascente, Parque Água Branca, Parque 1º de Maio/Astúrias, Jardim Oriente, Serra Verde e Santa Rosa.

Os profissionais do CCZ solicitam que os cães devem ser conduzidos com guias e por adultos. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Já gatos deverão ser levados em caixas de transporte ou em sacos semelhantes aos de embalar cebolas para evitar fugas ou possíveis acidentes com o animal, proprietário ou os vacinadores.

Importante ressaltar que todos os cães e gatos com idade a partir de três meses devem receber a vacina contra a raiva. A exceção são animais doentes, em tratamento e debilitados, que deverão aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário. O mesmo vale para as gestantes e com crias, que deverão aguardar o desmame dos filhotes para receber a vacina. Para esses casos, a vacina pode ser aplicada diretamente no CCZ, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

Confira a relação dos postos de vacinação e horário deste sábado, 15:

BAIRRO

Serra Verde

Praça – Av. Edne Rontani Basset esquina R. Angelo Stocco Filho

Santa Rosa

PSF 1 – R. José Jacir Moretti (antiga r. 10)

8h às 11h30

Santa Rosa