Campanha de vacinação contra a gripe é lançada no Lar Betel

29 de abril de 2016 • Coordenação DAF

A Secretaria de Saúde de Piracicaba lançou nesta sexta-feira (29), no Lar Betel, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no município. O Dia D na zona urbana de Piracicaba será realizado neste sábado, 30 de abril, quando serão disponibilizados 60 postos de vacinação, das 8h às 17h, em várias regiões da cidade. A pasta afirma que não deve faltar vacina ao público-alvo da campanha, que segue até 20 de maio nas unidades da Atenção Básica.

Participaram do lançamento o prefeito Gabriel Ferrato, a primeira-dama e presidente do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), Selma Ferrato, e o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, além de parte da equipe da Vigilância Epidemiológica, responsável pela vacinação.

Durante o evento, foram imunizados os cerca de 90 idosos residentes no Lar Betel. Além dos idosos, com mais de 60 anos, a vacina contra a gripe é indicada para gestantes, puérperas (até o 45º dia após o parto), crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, profissionais da saúde, além de portadores de doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados, que podem usar a receita médica ou uma carta com indicação do médico para receber a dose da vacina.

Dona Iltes toma a vacina desde que ela entrou no calendário

Moradora do Lar Betel há quase seis anos, Iltes Pereira de Souza, 82, considera a vacina muito importante para a saúde dos idosos. “Eu tomo desde que o governo começou a vacinar contra a gripe. A gente fica protegido o ano todo. Às vezes pego só um resfriado, quando muda o tempo, mas passa logo. Acho muito importante a vacina”, disse. Para Isaías Calixtro, 69, a vacina garante a saúde. “Ajuda na prevenção. Sempre tomo e nunca mais fiquei doente”, afirma o idoso que este ano completa nove anos no Lar Betel.

ETAPAS
Por orientação do governo do Estado, a vacinação deste ano será realizada em duas etapas. A partir deste sábado (30) e na próxima semana, serão imunizados os idosos, crianças, gestantes, puérperas, indígenas e os profissionais de saúde que atuam em hospitais e unidades de pronto atendimento públicos e privados ou nas Unidades Básicas de Saúde.

Na segunda etapa da campanha, com início a partir de 9 de maio, a vacina estará disponível para as pessoas com doenças crônicas, os demais trabalhadores da saúde e os encarcerados.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, que segundo a Vigilância Epidemiológica é de 80 mil pessoas em Piracicaba. De acordo com Mello, o município recebeu o equivalente a 40% das doses necessárias para cumprir a meta. “Queremos tranquilizar a população de que não deve faltar vacina. Faremos o Dia D neste sábado, mas a partir de segunda-feira (2) a vacina estará disponível em todas as unidades da Atenção Básica. Portanto, não é necessário tumulto e correria neste primeiro dia”, alerta o secretário.

Sr. Isaías acredita que vacina previne doenças

Para o Dia D na zona urbana, a Saúde irá disponibilizar 60 postos de vacinação em todas as regiões do município. Confira a lista dos postos que irão aplicar a vacina neste sábado, das 8h às 17h:

CRAB Novo Horizonte

UBS Esplanada

UBS Independência

UBS Jupiá

UBS Parque Piracicaba (Balbo)

UBS Pauliceia

UBS Planalto

Estação do Idoso

Praça José Bonifácio

Praça da Matriz (Vila Rezende)