Campanha Prevenção da Dengue começa na praça José Bonifácio

13 de abril de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e fotos: CCS

Até o próximo sábado, 15/04, a praça José Bonifácio recebe as atividades da campanha Prevenção da Dengue realizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), em parceria com a empresa Helpinsect Higienização e Controle de Pragas. A intenção é promover ações de orientação e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, às pessoas que passarem pelo Centro da cidade.

Aberta na manhã de hoje, 13/04, com a presença do subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr., que representou o secretário de Saúde Filemon Silvano, a campanha traz ações educativas e lúdicas sobre a importância de evitar a proliferação do mosquito da dengue. Material educativo também é entregue a quem passa pelo local.

Augusto Muzilli Jr. participou da ação que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 13/04

Morando em Piracicaba há um mês, no distrito de Artemis, a cuidadora de idosos Maria Aparecida de Souza, 57 anos, vinda da cidade de Presidente Epitácio/SP, esteve pela primeira vez no Centro da cidade com seu esposo, o piracicabano Benedito Galdino Titonelli, e ficou surpresa com a atividade. “Sabemos que cada cidade tem sua estratégia, mas Piracicaba está me surpreendendo no que diz respeito ao combate à dengue. Agentes da dengue já estiveram lá em casa e estou vendo a equipe aqui no centro. É uma mobilização importante para o combate à doença, mostra organização e empenho da Prefeitura”, disse.

O esposo de dona Maria reforçou que o combate à dengue deve ser integrado. “Não adianta o poder público fazer a sua parte se nós, população, não fazemos a nossa. Por isso lá em casa está tudo certinho, sem espaço para o mosquito se reproduzir. Peço que a população colabore para que não tenhamos uma epidemia aqui na cidade e cuide de fazer a sua parte”, completou Titonelli.

Maria Aparecida e Benedito Galdino elogiaram a campanha e enfatizaram que poder público e população devem fazer a sua parte no combate a dengue

Para Muzilli Jr. combater a dengue não é com ações pontuais, mas sim com ações rotineiras. “A dengue é perigosa e vem em grande crescente de casos país afora. Aqui estamos numa situação melhor, porém, só temos essa condição porque as equipes da Prefeitura estão diariamente nas ruas, visitando as casas, entrando em imóveis abandonados e com criadouros, entre muitas outras atividades e não vamos parar. Vamos fazer nossa lição de casa e, com isso, estimular a população a fazer o mesmo”, destacou.

Flávia Lopes de Oliveira é uma das agentes da dengue que atuam na campanha realizada na Praça José Bonifácio

André Luís Rossetto, responsável pelo departamento técnico da Helpinsect, empresa parceira da atividade, lembrou que os meses de março, abril e maio são os mais críticos para o surgimento da dengue. “Essa campanha vem em momento oportuno já que não podemos baixar a guarda. Queremos manter essa condição de poucos casos para não sufocar o sistema de saúde com a população procurando por atendimento médico por causa da dengue como podemos ver em diversas cidades da nossa região. Desta forma, pedimos para que todos colaborem na eliminação dos criadouros do mosquito”.

Agentes da dengue do PMCA e Helpinsect junto ao médico Augusto Muzilli Jr.

As atividades da campanha Prevenção da Dengue ocorrem das 10h às 17h30, amanhã, 14/04. No sábado, 15/04, das 9h às 14h, além das ações a empresa vai distribuir pipoca e algodão doce, além de cama elástica para o público infantil. Todas as ações são gratuitas.

DADOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 11/04 de 2023 foram registradas 2.500 notificações para a dengue com 336 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2022, foram 2.045 notificações, 427 casos confirmados, sem morte.