Canil castra 52 cães neste feriado

8 de julho de 2014 • Coordenação DAF

O Canil Municipal realiza nesta quarta-feira (9), feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, o segundo mutirão em parceria com ONGs (Organizações Não Governamentais). A primeira ação ocorreu no dia 19 de junho quando, em conjunto com a ONG Amantes dos Gatos, foram castrados 100 gatos e outros 50 já garantiram um lugar no próximo mutirão. A ação de amanhã será em parceria com o Instituto Todo Ser para a castração de cães.

“Projeto Todo Ser foi lançado no dia 10 de junho e trabalha em três seguimentos: politicas politicas, educação e pesquisa para animais especiais. Nosso trabalho visa também a articulação e respaldo para desenvolvimento de projetos na áreas, de campanhas e principalmente de educação por meio dos educadores junto aos mais jovens”, relatou Miriam Miranda, coordenadora do Projeto Todo Ser. “Esses mutirões feitos em parcerias com as ONGs tem o propósito de atender a demanda que eles têm em consequência do bom trabalho feito em prol da proteção e bem estar dos animais”, explicou a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Eliana de Carvalho.

As 52 cirurgias de cães foram agendadas pelos voluntários do Todo Ser. As castrações serão feitas no Canil Municipal, a partir das 8 horas. As equipes de trabalho serão formadas por cinco médicos veterinários e funcionários do CCZ e voluntários da ONG, o que reduz os custos operacionais. “Os animais que serão castrados estão sob a guarda de protetores independentes que possuem muitos cães ou que foram recentemente retirados da rua. Além do enorme benefício aos animais, essa ação tem a beleza do trabalho em conjunto feito pelo CCZ, Projeto Todo Ser, a ONG Amantes dos Gatos e protetores independentes que se integraram como voluntários em prol de um bem maior, que é a saúde dos animais”, disse Miriam Miranda.

“A técnica cirúrgica utilizada é minimamente invasiva. O corte é pequeno e o pós operatório é fácil de ser feito através de curativos diários. A castração só traz benefícios para os animais, tanto para o macho quanto para fêmeas. Uma vez castrados, os animais não terão mais crias e isso reflete na diminuição de cães e gatos abandonados nas vias públicas”, afirmou Eliana de Carvalho. “A Secretaria Municipal de Saúde tem aumentado a oferta de cirurgias de castração ano a ano. Através do SIP 156 são agendadas em média 240 procedimentos por mês, que são realizados diariamente no centro cirúrgico do CCZ. Outra forma para oferta de castrações é por meio de mutirões em bairros periféricos, que fazem parte do Projeto Castração Legal. Já foram realizados nove mutirões itinerantes com 600 animais castrados. Agora, com a realização de mutirões no CCZ em parceria com ONGs e grupos de protetores de animais, a Secretaria da Saúde tende a intensificar o número de castrações realizadas e proporcionar melhor qualidade de vida aos animais do município e isso se reflete na saúde pública”, completou o secretário da Saúde, Pedro Mello.