Canil Municipal passa a ser denominado Dr. Antonio Oliveira Lobão

19 de junho de 2018 • Romualdo Filho

O Canil Municipal, localizado à rua dos Mandis, s/n, em Ondinhas, receberá, nesta quarta-feira (20/06), às 15 horas, a denominação de Dr. Antonio Oliveira Lobão, em homenagem a este que foi um dos primeiros veterinários de Piracicaba. A propositura é do vereador Laércio Trevisan.

Antonio de Oliveira Lobão nasceu em 05/08/1934, em São João Napomuceno, MG. Ingressou na Escola Superior de Veterinária da UFMG em 1956. Em 1960, casou-se com Vera Maria Chaves de Azevedo, com quem teve quatro filhos: Antonio Carlos, Angela, Roberto e Teresa Cristina.

Também em 1960, ingressou como veterinário no Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa, onde ocupou o cargo de diretor de divisão técnica. Mestre pela ESALQ/USP, exerceu o cargo de chefe da Divisão de Ciências Animais no CENA (Centro de Engenharia Nuclear na Agricultura)

Dr. Lobão foi o fundador do Instituto de Homeopatia Samuel Hahnemann e do CESAHO (Centro de Estudos Avançados de Homeopatia). Aposentou-se em 1987 como pesquisador científico e, a partir daí, exerceu atividades em clínica veterinária. Faleceu em 11/10/2011.

SOBRE O CANIL – O Canil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi criado para acolher animais abandonados e doentes, sem cuidador responsável, para controle de zoonoses. A unidade conta com uma equipe de 7 médicos veterinários e 7 agentes de zoonoses.

Os animais acolhidos por abandono e/ou maus tratos passam por avaliação e tratamento veterinário, como vermifugação, castração, vacinação e chipagem, em seguida são disponibilizados para doações. Enquanto isso, ficam alojados em uma das baias existentes no canil.

Hoje, a unidade conta com um completo centro cirúrgico para castrações de cães e gatos. Serviço realizado em parceria com as ONGs protetoras de animais e via 156, para toda a população, gratuitamente. No CCZ são realizadas diariamente uma média de 30 castrações.

Além das campanhas anuais de vacinação contra a raiva, na zona rural e urbana, realizadas pela equipe do CCZ, o Canil também é um ponto fixo para vacinação contra a raiva.