Canil socorre animal ferido gravemente

22 de janeiro de 2013 • Coordenação DAF

Representantes do Canil Municipal recolheram na última sexta-feira (11) uma cadela vítima de maus tratos e cinco filhotes.  O animal foi gravemente ferido com cortes profundos na cabeça, membro e focinho, e chegou ao local correndo risco de vida.

Dois médicos veterinários realizaram os procedimentos necessários, foi feita uma cirurgia para recuperar o focinho do animal, além de suturas das lesões em outras partes do corpo.

Com o objetivo de proteger a cadela e sua ninhada de outras agressões. Os animais foram removidos do imóvel onde viviam e estão acolhidos no abrigo da ONG Vira Lata Vira Vida, que é parceira oficial da Secretaria Municipal de Saúde/Canil Municipal, e oferece as condições sanitárias adequadas para a recuperação do animal que não pode ser exposta ao risco de infecções.

De acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Eliane de Carvalho Silva, o dono da cadela realizou Boletim de Ocorrência no 3º Distrito Policial, e o caso está sendo encaminhado pelo Centro de Controle de Zoonoses ao Ministério Público. O autor dos maus tratos já foi identificado.

O animal passou por uma segunda cirurgia nesta segunda- feira (14), e se recupera bem. Após o período de desmame os filhotes serão encaminhados para adoção.