SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Capacitação da Atenção Básica visa redução da mortalidade infantil

15 de maio de 2019 • Romualdo Filho
 Iniciou ontem (14/05) no Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa) uma série de encontros de capacitação de profissionais da Secretaria de Saúde (Atenção Básica) para enfermeiros, médicos e parceiros, como os hospitais, Coletiva Maternália e outros,visando a redução do índice de mortalidade infantil no município, com a melhoria da qualidade de assistência materno-infantil. Será um ‘Momento para troca de experiência e cuidar da saúde da gestante e do recém-nascido, em especial o prematuro’.

As atividades, que vão até amanhã (16/05), para a primeira turma – uma nova turma está agendada para os dias 21, 22 e 23/05 –, estão sendo organizadas pela equipe do Pacto pela Redução da Mortalidade Materno-Infantil em Piracicaba e pelo Departamento de Atenção Básica. A meta do governo municipal é manter o índice de mortalidade infantil abaixo de dois dígitos, equivalente a menos de 10 óbitos por ano para cada mil crianças menores de um ano de idade nascidas vivas.

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, apesar do alto padrão da rede de saúde do município, o controle da mortalidade infantil exige um entrosamento refinado entre os personagens que trabalham no setor para que avancem em aspectos da realidade que ainda não estão equacionados tecnicamente e possam impactar nos índices.

“Temos que despertar a criatividade dos profissionais para que se atentem a aspectos da realidade que carregam certa dose de excepcionalidade, por isso ainda não são devidamente considerados, com abordagem adequada para contê-los, e que pesam nos resultados. Esse olhar minucioso é fundamental para que avancemos nesse controle e evitemos o óbito dessas crianças. Por isso a importância desse treinamento, da troca de informações e do alinhamento de estratégias a serem aplicadas no dia a dia do trabalho de vocês”, observou.

As palestras de ontem foram proferidas pelo pediatra Rogério Tuon, do Pacto, que falou sobre Seguimento do recém-nascido prematuro, e pela dra. Stefane Coutinho, especialista em ginecologia e obstetrícia, que tratou do Pré-natal de baixo risco. Hoje serão abordadas as seguintes questões: Insuficiência istmo-cervical, Infecção do trato urinário e Vaginose. O ciclo da primeira turma se encerra com os assuntos: Hipertensão, Sífilis e Toxoplasmose.

O programa de capacitação de profissionais da Rede Municipal de Saúde conta com os seguintes apoiadores: Suco Prat’s, Casa de Bolos, Padaria Santa Isabel, Grupo Vidal & Mendes,  Pão de Queijo Chef Amigo.

‹ voltar