Carnaval terá Bloco da Prevenção e orientações sobre DSTs

4 de fevereiro de 2016 • Coordenação DAF

Com o objetivo de conscientizar os foliões piracicabanos e turistas durante o Carnaval, a equipe do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) irá realizar ações de orientação e prevenção às DSTs/HIV/Aids durante os festejos de Momo. A estimativa é que 60 mil preservativos sejam distribuídos ao longo de todos os dias de folia.

“Rotineiramente nossa rede municipal de saúde já distribui aproximadamente 85 mil preservativos a cada mês. Iremos fazer essa distribuição e orientação sobre o uso correto e consistente do preservativo no Carnaval, como em outros anos”, afirma Moisés Taglietta, coordenador do Cedic.

A distribuição será realizada em todos os eventos carnavalescos oficiais da cidade, mas também será possível adquirir gratuitamente os preservativos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), unidades do PSF (Programa Saúde da Família) e no próprio Cedic. Além dos preservativos masculinos, será feita a entrega de ventarolas e folhetos informativos com relação às formas de transmissão, métodos de prevenção e da necessidade das pessoas buscarem diagnóstico por meio do teste que está disponível em todas as unidades de Atenção Básica à saúde do município e no Cedic.

“O consumo de álcool e outras drogas é, de certa forma, estimulado no Carnaval. Outro comportamento que apresenta alterações durante o reinado de Momo é o sexual. A sensação de plena liberdade, aliada à busca desenfreada do prazer e, muitas vezes, somada ao consumo abusivo de álcool e outras drogas, cria uma situação altamente propícia, podemos dizer, “quase perfeita”, para que atos impensados ocorram, sem que se meça as consequências que possam trazer”, alerta Taglietta.

PROGRAMAÇÃO
As equipes do Cedic já estiveram no desfila da banda da Sapucaia, no último domingo. Nesta sexta-feira (5), a distribuição de preservativos começa a partir das 17h, nos terminais de transporte integrado.

No sábado (6), a partir das 13h, os agentes estarão na Rua do Porto, acompanhando a banda itinerante de marchinhas. Das 14h30 às 16h30 o trabalho será durante a descida do Cordão do Mestre Ambrósio.

Ainda no sábado, o Cedic estará no Desfile das Escolas de Samba, na Avenida Armando de Salles Oliveira, das 18h às 22h. O desfile contará em sua abertura com o Bloco da Prevenção, que sai logo atrás do carro da Realeza do Carnaval e é aberto a todos os interessados.

No domingo (7), a partir das 16h, os agentes estarão na Rua do Porto, acompanhando a banda itinerante de marchinhas. Na terça (9), das 15h30 às 17h30, as equipes do Cedic acompanham a movimentação do Bloco da Ema.