Carreta de Mamografia tem capacidade para realizar 500 exames gratuitos

22 de setembro de 2023 • Felipe Poleti
Exames de Mamografia acontecerão dentro da Carreta que estará estacionada na Estação da Paulista

A Prefeitura de Piracicaba espera atender até 500 mulheres com mamografias entre os dias 26/09 a 07/10, quando recebe a carreta do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), que vai oferecer os exames na Estação da Paulista. A vinda do programa à cidade foi uma articulação da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de seu Departamento de Atenção Secundária e do Centro Especializado na Saúde da Mulher (CESM).

Marcela Buoro, coordenadora do CESM e enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Saúde da Mulher, explica que a unidade móvel vai oferecer exames de mamografia gratuitamente pelo SUS para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem realizar o exame, desde que apresentem pedido médico do exame, RG, Cartão do SUS e o Cartão Pira Cidadão.

Carreta do Programa Mulheres do Peito estará na cidade a partir da próxima terça-feira, 26/09

Segundo ela, o objetivo do programa é incentivar mulheres a realizar o exame de mamografia para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. “O rastreio de mulheres assintomáticas entre 50 e 69 anos e fora desta faixa etária com alguma indicação médica é a mais eficaz forma de prevenção e oferta de diagnóstico de lesões muito precoces. Lesões precoces e oferta de tratamento adequado em tempo oportuno é o caminho certo para cura da doença”, disse Marcela.

Os exames são realizados, por ordem de chegada e distribuição de senhas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. As unidades móveis podem atender até 50 pacientes por dia nos dias de semana e, aos sábados, realizar 25 atendimentos.

Conforme lembrou o secretário de Saúde, Douglas Koga, a articulação da vinda da carreta para o município vem ao encontro com a necessidade de ampliar a oferta de exames de mamografia para as mulheres piracicabanas. “É o Estado e o Município trabalhando juntos na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirmou.

CADASTRAMENTO – Para as mulheres que ainda não tem o Cartão Pira Cidadão, ao lado da Carreta, haverá uma equipe da Prefeitura fazendo o cadastramento. Para efetivar o cadastro basta apresentar CPF, RG e comprovante de residência atual. Cabe lembrar que o cadastramento também pode ser feito pela internet pelo aplicativo PiraCidadão (celular e tablet), disponível para Android e IOS, ou pelo site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br.

SERVIÇO – Carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito. De 26/09 a 07/10, na Estação da Paulista (Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580). Atendimento com senha e por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. Gratuito.