Cartão Pira Cidadão: cadastramento acontece nos PSFs Anhumas e Jd. Vitória e CRAB Novo Horizonte

25 de agosto de 2023 • Felipe Poleti
foto colorida mostra duas atendentes sentadas em frente ao computador onde fazer o cadastramento de pacientes da rede publica de saúde
Ação de cadastramento no Cartão Pira Cidadão acontece no PSF Anhumas a partir da próxima semana

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as ações de recadastramento dos pacientes da rede pública de saúde e de apresentação do Cartão Pira Cidadão que, na Saúde, vai substituir o atual cartão azul do SUS (Sistema Único de Saúde). A partir da próxima semana, do dia 28/08 a 01/09, as equipes estarão no PSF Anhumas e, de 04 a 15/09, no PSF Jardim Vitória e CRAB Novo Horizonte, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Para efetivar o cadastro é importante apresentar CPF, RG e comprovante de residência atual.

Além destes pontos volantes, a SMS disponibiliza outros dois pontos fixos na região central para este trabalho: o Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h.

O cartão Pira Cidadão tem como objetivo agilizar e facilitar o acesso a todos os serviços públicos municipais. Entre os benefícios do cartão estão a praticidade e agilidade para agendamento de consultas médicas, retirada de medicamentos, rematrículas em creches e inscrições em cursos oferecidos pelo Executivo. Enquanto o cidadão piracicabano tem essas vantagens, a Prefeitura consegue, graças aos cadastros, um sistema de informações atualizado com os dados integrados sobre a sociedade, para que possa planejar políticas públicas para o munícipe.

SITE – A SMS reforça que, para obter o cartão, também é possível realizar o cadastro no site cartaopiracidadao.com.br ou presencialmente na travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h. Em caso de dúvidas, os contatos são (19) 99458-3813 e faleconosco@cartaopiracidadao.com.br.

Conforme explica o secretário de Saúde, Douglas Koga, a chegada do Cartão Pira Cidadão trará modernidade e agilidade aos atendimentos. “Nosso novo software de saúde está alinhado com o Ministério da Saúde, ou seja, evita a duplicidade de cadastros situação que vinha trazendo problemas no acolhimento do paciente. Com isso consolidado, nosso prontuário eletrônico terá maior eficiência além de ofertamos outros serviços de saúde pelo próprio APP do Cartão Pira Cidadão”, afirmou.

APP – O cartão Pira Cidadão também disponibiliza o aplicativo PiraCidadão, por meio do qual os moradores poderão, por exemplo, indicar locais que estejam com falta de água, focos de dengue, problemas na iluminação pública e até mesmo solicitar limpeza nas ruas. O aplicativo também permite que a pessoa cadastrada receba um SMS de lembrete com o horário e local da consulta agendada. O app está disponível para ser baixado nas lojas de aplicativos de celulares para os sistemas Android e iOS.