Cartão Pira Cidadão tem cadastramento nas UBSs Caxambu e Pauliceia

18 de outubro de 2023 • Felipe Poleti
Durante a semana, das 7h as 12h, equipes de cadastramento estão no Terminal do Vila Sônia e, à tarde, no CRAB do bairro

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as ações de recadastramento dos pacientes da rede pública de saúde e de apresentação do Cartão Pira Cidadão que, na Saúde, vai substituir o atual cartão azul do SUS (Sistema Único de Saúde). Desta semana, até dia 27/10, as equipes estarão nas UBSs Caxambu e Pauliceia, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Para efetivar o cadastro é importante apresentar CPF, RG e comprovante de residência atual.

Além destes pontos volantes, a SMS disponibiliza outros dois pontos fixos na região central para este trabalho: o Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h. A partir desta semana, as equipes de cadastramento que estão no Terminal de Ônibus do Vila Sônia (TVS) mudaram seu horário de atendimento e ficam no espaço das 7h às 12h, de segunda à sexta-feira, e das 8h às 12h aos sábados, exceto feriados. Além disso, as equipes também estarão no CRAB Vila Sônia, das 13h às 16h, para entrega de cartões e novos cadastros.

O cartão Pira Cidadão tem como objetivo agilizar e facilitar o acesso a todos os serviços públicos municipais. Entre os benefícios do cartão estão a praticidade e agilidade para agendamento de consultas médicas, retirada de medicamentos, rematrículas em creches e inscrições em cursos oferecidos pelo Executivo. Enquanto o cidadão piracicabano tem essas vantagens, a Prefeitura consegue, graças aos cadastros, um sistema de informações atualizado com os dados integrados sobre a sociedade, para que possa planejar políticas públicas para o munícipe.

SITE – A SMS reforça que, para obter o cartão, também é possível realizar o cadastro no site cartaopiracidadao.com.br ou presencialmente na travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h. Em caso de dúvidas, os contatos são (19) 99458-3813 e faleconosco@cartaopiracidadao.com.br.

APP – O cartão Pira Cidadão também disponibiliza o aplicativo PiraCidadão, por meio do qual os moradores poderão, por exemplo, indicar locais que estejam com falta de água, focos de dengue, problemas na iluminação pública e até mesmo solicitar limpeza nas ruas. O aplicativo também permite que a pessoa cadastrada receba um SMS de lembrete com o horário e local da consulta agendada. O app está disponível para ser baixado nas lojas de aplicativos de celulares para os sistemas Android e iOS.