CastraFácil realizou 40 procedimentos de castração no sábado, 03/06

6 de junho de 2023 • Felipe Poleti

O Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA), vinculado às secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e de Saúde (SMS), realizou 40 cirurgias de castração no último sábado, 03/06, no programa CastraFácil. A ação contou com sistema leva e traz, com ônibus, para atender os moradores dos bairros Jardim Primavera, Vila Fátima, Mario Dedini, Vila Industrial, Jardim Gilda e Bosques do Lenheiro.

CastraFácil realizou 40 procedimentos de castração no sábado, 03/06

Os animais foram levados ao DBEA, onde passaram pelas cirurgias de castração e foram levados de volta, com seus tutores. Os atendimentos foram de demandas pré-agendadas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

“Desenvolvemos essa ação, que foi inédita, com o intuito de facilitar o acesso às cirurgias de castração para quem não consegue levar os animais ao DBEA, por falta de transporte ou qualquer outro tipo de dificuldade de locomoção. Pretendemos continuar com esse sistema, porque isso auxilia essa parte da população, que não tem condições de transportar seus animais e, assim, conseguimos cumprir o objetivo do programa, que é ampliar o número de castrações, diminuindo o número de animais abandonados nas ruas do município”, explicou Matheus Santos, assessor do Departamento.

A vereadora Alessandra Bellucci acompanhou a ação. “É assim que se constrói uma cidade com controle populacional efetivo, diminuindo o abandono e os maus-tratos em Piracicaba”, salientou.

Robert Silva aproveitou o sistema leva e traz para castrar o seu cão, o Toddy

“Para mim, foi muito bom. Tenho um trabalho de resgate de gatos de rua e sempre encontrei dificuldades em poder levá-los ao Departamento de Bem-Estar Animal. Então, só tenho a agradecer por essa ação que, com certeza, vai ajudar muitas pessoas”, ressaltou Giovana Rodrigues, que levou um gatinho para a fazer a cirurgia.

A ação contou com sistema leva e traz, com ônibus, para atender os moradores de seis bairros; Giovana Rodrigues levou seu gatinho para o DBEA

Quem também elogiou a iniciativa foi Robert Silva, tutor do cão Toddy. “Achei muito importante porque esse sistema ajudou as pessoas que não tem veículo para poder transportar seus animais”, disse.

Agendamento de castrações devem ser feitas no site https://aspa.piracicaba.sp.gov.br/web/. O Departamento de Bem-Estar Animal fica na rua dos Marins, s/n, no bairro Jupiá.