CCZ identifica mais dois casos de morcego com raiva

16 de julho de 2013 • Coordenação DAF

Dois morcegos contaminados com o vírus da raiva foram recolhidos pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Com a captura dos mamíferos, o órgão registra dez casos positivos de raiva em morcego este ano no município. Os animais foram recolhidos no Centro e no bairro Castelinho.

De acordo com Regina Lex Engel, bióloga do CCZ, o animal recolhido no Centro é da família Vespertilionidae, da espécie Myotis nigricans, e tem hábito insetívoro. Já o exemplar recolhido no Castelinho pertence à família Phyllostomidae, e espécie Artibeus lituratus, que tem hábito frugívoro. Dos dez casos diagnosticados neste ano, cinco foram recolhidos no Centro. O caso do Castelinho é o primeiro registrado no bairro este ano.

Conforme Regina, não serão realizadas ações de bloqueio no Centro, em razão da área já ter sido trabalhada pelo CCZ este ano em função dos casos anteriores. “No Castelinho, iniciaremos as ações de bloqueio na quinta-feira (18), com o trabalho de visita casa a casa, informação do caso, orientação, vacinação de cães e gatos, trabalhos educativos nas igrejas e centros comunitários”, disse a bióloga.

“Continuamos alertando a população para que nos solicitem o recolhimento de morcegos encontrados caídos, vivos ou mortos, para que possamos continuar o trabalho de vigilância sobre a incidência da raiva nos quirópteros e prevenção quanto à transmissão aos animais domésticos (cães e gatos) e aos humanos”, afirmou Regina.

Os animais encontrados caídos, vivos ou mortos, devem ser encaminhados para investigação no CCZ. “Este procedimento é essencial para um bom trabalho de vigilância passiva do vírus da raiva, pois mostra a conscientização das pessoas quanto à importância de notificação e envio de amostras para serem analisadas para possíveis diagnósticos positivos e um consequente e necessário trabalho preventivo na área de ocorrência de circulação de vírus”, alertou a bióloga do CCZ.

Os moradores das áreas de ocorrência de casos positivos de raiva em quirópteros que possuírem animais (cães e gatos) e não estiverem em casa no momento da visita poderão levar seus animais para receberem a vacina no Canil Municipal, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h. O Canil Municipal fica na Rua dos Mandis, s/nº e o telefone para mais informações é o (19) 3427-2721.

Todos os animais devem ser vacinados anualmente, porém os que residirem em áreas de ocorrência de raiva em morcegos, e ainda não foram vacinados neste ano, deverão receber a dose de reforço por conta do caso de raiva diagnosticado.

Para solicitar-nos o recolhimento de amostras de morcegos, vivos ou mortos, o telefone de contato é o (19) 3427-2400, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.