SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

CCZ inicia capacitação da rede de Atenção Básica para combate aos escorpiões

24 de outubro de 2017 • Coordenação DAF

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Rede de Atenção Básica vão ampliar as ações de prevenção a acidentes com escorpiões. Está programado para esta quarta-feira, 25, a capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS) das USFs, técnicos e coordenadores de UBSs e CRABs.

As aulas serão ministradas pelo orientador pedagógico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Márcio Ermida, no anfiteatro do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), na rua do Trabalho, 634, em dois turnos (manhã e tarde). De acordo com Ermida, “os escorpiões não atacam ninguém, apenas se protegem quando são desalojados e acabam picando as pessoas”.

O propósito é treinar multiplicadores que possam disseminar em suas unidades de origem informações corretas sobre escorpiões e técnicas de controle, tornando toda a Atenção Básica capaz de propagar à população esses conhecimentos, transformado-os em ações práticas e seguras para evitar acidentes com os aracnídeos. 

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Pedro Mello, as equipes dos postos de saúde precisam fazer chegar a todos os usuários da rede pública informações seguras, para tranquilizá-los sobre o comportamento do escorpião, os riscos que eles apresentam à saúde pública e as formas de prevenção.

“Os escorpiões existem e temos de aprender a conviver com eles de maneira segura. Isso requer alguns cuidados básicos, como manter os ralos fechados, o quintal limpo, retirar entulhos, evitar pilhas de telhas e madeiras, corrigir frestas nas paredes e investigar roupas e calçados antes de usá-los”, explica.

De acordo com Regina Lex Engel, bióloga do CCZ e especialista em animais peçonhentos, na área urbana os escorpiões vivem nas galerias de esgoto e, acidentalmente ou por algum motivo, acabam invadindo as casas através dos ralos, procurando locais escuros para se abrigar, como dentro de sapatos, roupas e toalhas, podendo provocar acidentes.

“Em áreas naturais, eles podem também se abrigar em terrenos com mato alto, margem de rio e locais com entulhos. Os escorpiões se alimentam de baratas e onde houver alimento farto para eles, há maior probabilidade de sua presença”, diz a bióloga.

‹ voltar