CCZ participa de ação de eliminação de criadouros na ArcelorMittal

19 de fevereiro de 2016 • Coordenação DAF

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Piracicaba participou nesta quarta-feira (17) de uma ação para retirada de criadouros na unidade da ArcelorMittal. Promovida pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da empresa, a ação contou com a participação de dez colaboradores e retirou 240 quilos de materiais inservíveis em toda a área da empresa, localizada na região do Jardim Primavera.

“Este foi o início de um grande trabalho que temos à desenvolver nas áreas e setores internos e externos da nossa unidade. A inspeção foi somente uma pequena parte e como resultado sabemos que temos muito à melhorar no combate à formação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya”, afirmou Leonardo Nascimento, técnico de segurança da empresa.

A inspeção foi precedida de uma palestra realizada no dia 11 de fevereiro a todos os membros da Cipa da empresa. “Estivemos lá para falar sobre questões como o ciclo do mosquito, os principais criadouros e os sintomas das doenças. É um trabalho importante de conscientização e engajamento, que culminou com a inspeção dessa semana”, destacou Márcio Ermida, orientador pedagógico do CCZ.

Gerente de Laminação da ArceloMittal, Leonardo Woitowicz, destacou que o trabalho pode e deve ser levado às famílias dos colaboradores da empresa. “Nossa capacidade de influência é muito grande e podemos de fato fazer diferença no resultado da nossa comunidade. Se conseguirmos fazer com que 50% de nossas famílias e amigos usem dez minutos por semana para eliminar criadouro, facilmente chegaremos a mil horas de combate ao mês”, disse.

Nascimento afirmou que o apoio do CCZ foi de fundamental importância. “É um outro olhar, de fora da empresa, com todo o conhecimento e respaldo ao nosso trabalho. Provavelmente no segundo semestre pediremos nova visita para conferir o que vem sendo feito”, falou.