CCZ realiza bloqueio contra a raiva no São Francisco neste sábado (7)

6 de maio de 2016 • Coordenação DAF

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Piracicaba realiza neste sábado, 7 de maio, o bloqueio vacinal antirrábico em cães e gatos da região do São Francisco/Perdizes. A medida profilática ocorre por conta da confirmação de raiva em um morcego encontrado morto numa via pública do bairro. O caso é o terceiro positivo para raiva em morcegos registrado este ano no município.

De acordo com a bióloga Regina Lex Engel, do CCZ, o animal foi encontrado na avenida Orlândia e enviado para análise ao CCZ de São Paulo. “O morcego é da espécie Artibeus lituratus, de hábito frugívoro. Como foi encontrado na rua, sem determinação de contato com cães ou gatos, e até mesmo humanos, faremos o bloqueio e uma orientação casa a casa num raio de 500 metros”, explica Regina.

Durante a ação, serão vacinados todos os cães e gatos que não estiverem com a vacina antirrábica em dia. Os animais vacinados no ano passado não serão revacinados. “Como nos demais casos ocorridos, iremos ainda realizar trabalho educativo e orientativo nas escolas e igrejas do bairro”.

Segundo Regina, os moradores que possuírem cães ou gatos com a vacina atrasada e não estiverem em casa no momento da visita, devem levar seus animais ao Canil Municipal, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

ORIENTAÇÃO
O recolhimento de morcegos vivos ou mortos deve ser solicitado ao CCZ pelo telefone (19) 3427-2400, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. Nos outros horários, o plantão do Canil Municipal orienta a população e fornece informações sobre como proceder no caso de localização de morcegos caídos em imóveis. O telefone do Canil Municipal é o (19) 3427-2721 e o endereço é Rua dos Mandis, s/nº, Bairro Jupiá.