CCZ realiza campanha de vacinação antirrábica na zona rural

10 de junho de 2016 • Coordenação DAF

Iniciada ha uma semana, a Campanha de Vacinação Antirrábica na Zona Rural de Piracicaba já imunizou 1.144 animais, sendo 956 cães e 188 gatos. A meta do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, é imunizar 10 mil animais entre cães e gatos durante o período da campanha, que ocorrerá de segunda a sábado, até 9 de agosto.

Neste sábado (11/06), as equipes do CCZ estarão com postos fixos nos bairros Santana e Santa Olímpia, Ártemis, Itaiçaba e Lago Azul. A imunização será das 8h às 17h. Para atingir a meta, o CCZ realiza a divulgação antecipada com carro de som, além de fixação de cartazes em escolas, postos de saúde e em estabelecimentos comerciais dos bairros rurais, com informações de local e horário em que as equipes de vacinadores estarão imunizando os animais.

De acordo com a médica veterinária e diretora do CCZ, Eliane de Carvalho, em algumas regiões que não apresentam mais características rurais, a vacinação será realizada em postos fixos e não mais casa a casa. “Estas mudanças têm como objetivo otimizar o trabalho das equipes, possibilitando o atendimento destas regiões aos sábados e não mais durante a semana”, explica Eliane, que informa ainda, que a mudança é para atender melhor aos proprietários dos animais, já que anteriormente havia reclamações que as equipes passavam nas residências quando não havia ninguém no local.

Três equipes de profissionais formada por vacinadores treinados pelo CCZ farão a cobertura por toda extensão rural do município. Todo material utilizado na vacinação é descartável e as vacinas são individuais.

Os profissionais do CCZ solicitam ainda a colaboração dos proprietários ao prender seus animais previamente à visita da equipe ou quando levarem até os postos de vacinação. Os cães devem ser conduzidos com guias e por adultos. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos deverão ser levados em caixas de transporte ou em sacos semelhantes aos de embalar cebolas para evitar fugas ou possíveis acidentes com o animal, proprietário ou os vacinadores.

Todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade deverão receber a vacina antirrábica. Animais doentes, em tratamento ou debilitados deverão aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário, assim como as gestantes. Os animais com crias devem esperar o desmame dos filhotes para receberem a dose. “A aplicação da vacina antirrábica é fundamental para prevenir a raiva, uma doença que mata e é transmitida pelos mamíferos, principalmente pelos morcegos, que atualmente contribuem para circulação e manutenção do vírus na zona rural de Piracicaba”, alerta Eliane.

A vacina antirrábica está à disposição da população durante todo ano no Centro de Controle de Zoonoses. O atendimento é de segunda a sábado, das 8h às 17h. O CCZ está localizado na rua Mandis, s/nº, no jardim Jupiá. Mais informações pelo (19) 3427-2400.