CCZ registra o sexto caso de morcego com raiva neste ano

29 de setembro de 2016 • Coordenação DAF
Este ano já foram enviados ao laboratório do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, para exame de diagnóstico de raiva, 281 morcegos recolhidos pela equipe do CCZ local. Somente no mês de setembro, dois deles apresentaram diagnóstico positivo para a doença, de um total de 6 confirmados.

Regina Lex Engel, bióloga da CCZ, explica que “geralmente, quando estão doentes, os morcegos são encontrados caídos em quintais, dentro de imóveis, nas calçadas de ruas e praças. Ou seja, os animais apresentavam características anormais em relação aos seus hábitos de vida, o que fundamenta a suspeita da doença.”

Segundo téncica, são quiróptero, de hábito insetívoro (se alimenta de insetos), da família molossidae e espécie Nyctinomops laticaudatus. “Com a chegada da primavera e o aumento da temperatura, há também um aumento na oferta de alimento para animais insetívoros, fazendo com que, automaticamente, sua população aumente. Com isso, a incidência de morcegos também aumenta, o que amplia a possibilidade da transmissão de doenças entre eles”, explicou.

De acordo com a bióloga, esta espécie de morcego se adaptou muito bem ao espaço urbano e se utiliza da estrutura das cidades como abrigo, se alojando em forro de imóveis, ou onde houver frestas que deem acesso a locais seguros para eles”.

Transmissão
A raiva é transmitida somente através do contato direto do animal com a pessoa ou com outro animal, não havendo contaminação através do ar, fezes ou urina do animal contaminado. Porém, cães e gatos podem ter contato com morcegos portadores do vírus da raiva, quando este se encontram caídos e, se não estiverem vacinados, podem se contaminar.

“Por isso é muito importante a vacinação antirrábica de cães e gatos, principalmente em animais que moram em áreas de ocorrência de casos positivos, pois o vírus da raiva está circulando nessas áreas e esses animais estão expostos”, explicou Regina.

Vacinação
O CCZ está em plena campanha de vacinação antirrábica. Neste sábado, 1 de outubro, postos espalhados por toda a cidade estarão recebendo animais de estimação para a aplicação da vacina.

“Orientamos para que os proprietários de cães e gatos procurem pelo posto mais próximo da sua casa e leve seus animais para serem vacinados”, enfatizou Regina.

A data e os postos de vacinação estão também disponíveis no site da Prefeitura de Piracicaba, da Secretaria Municipal de Saúde, Canil Municipal e no Facebook e pelo SIP-156.

A vacina antirrábica também está à disposição da população durante todo ano no Centro de Controle de Zoonoses. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 15h e aos sábados, das 8:30 às 10:30 e das 12:00 às 14:30. O CCZ está localizado na rua Mandis, s/nº, no Jardim Jupiá. Mais informações pelo telefone (19) 3427-2400. A vacina é gratuita!