CCZ registra primeiro caso de raiva em morcego em 2021

12 de fevereiro de 2021 • Ana Gabriela Corrente

Texto: CCS

Equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou o primeiro caso de raiva em morcego em Piracicaba, em 2021. O resultado positivo foi confirmado pelo laboratório do CCZ-SP. O morcego estava morto e foi encontrado em uma calçada, próximo à Escola Municipal José Antônio de Souza, no Parque Orlanda. O animal foi identificado como sendo de hábito insetívoro – se alimenta de insetos -, da família Molossidae e espécie Nyctinomops laticaudatus.

Somente este ano, o CCZ já recolheu e enviou para diagnóstico da raiva, aproximadamente, 42 morcegos. No ano passado, ao todo, foram cerca de 300 animais recolhidos, com 6 positivos para a doença, sendo que 2 desses positivos foram recolhidos também no Parque Orlanda, nas dependências da escola citada, 1 no Jupiá, 1 no Centro, 1 no Pau D´Alhinho e 1 na Vila Independência.

O CCZ alerta para que os donos de cães e gatos, principalmente do Parque Orlanda, que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, já que ficam expostos à contaminação. A vacina antirrábica é gratuita e está disponível no Canil Municipal (CCZ), durante o ano todo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h; e aos sábados, das 9h às 11h e das 12h30 às 14h. Não é preciso fazer agendamento.

De acordo com a bióloga do CCZ, Regina Lex Engel, os morcegos da família Molossidae, espécie Nyctinomops laticaudatus, são animais de pequeno porte e ocorrência comum na cidade. Eles formam grandes colônias, de 150 até 1.000 indivíduos, e se abrigam em cavernas, fendas de rochas e frestas de edificações humanas.