CCZ registra segundo caso de raiva em morcego

23 de abril de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: CCS

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou o segundo caso de raiva em morcego em Piracicaba, em 2021, confirmado após análise do CCZ-SP.  O animal foi encontrado vivo, no dia 15/04, caído em uma chácara no bairro Campestre e era de hábito insetívoro (se alimenta de insetos) e da família Vespertilionidade, sem identificação de espécie.

Somente este ano, o CCZ já recolheu e enviou para diagnóstico da raiva, aproximadamente, 100 morcegos. No ano passado, ao todo, foram cerca de 300 animais recolhidos, com 6 positivos para a doença, sendo que 2 desses positivos foram recolhidos no Parque Orlanda, 1 no Jupiá, 1 no Centro, 1 no Pau D´Alhinho e 1 na Vila Independência.

O CCZ alerta para que os donos de cães e gatos que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, já que ficam expostos à contaminação. A vacina antirrábica é gratuita e está disponível no Canil Municipal (CCZ), durante o ano todo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h; e aos sábados, das 9h às 11h e das 12h30 às 14h. Não é preciso fazer agendamento.

DESCRIÇÃO – Os morcegos da família Vespertilionidade possuem a maior diversidade de gêneros e espécies entre os quirópteros, sendo composta por animais de hábito insetívoro. Eles coletam insetos em pleno vôo. Se alimentam também de aracnídeos (aranhas e escorpiões).

São indivíduos de pequeno a médio porte e sua presença é comum nas cidades, área rural ou florestas, podendo viver solitário ou formando de pequenas, médias ou grandes colônias, de centenas a milhares de indivíduos. Se abrigam em cavernas, fendas de rochas, frestas de edificações humanas, ocos ou folhagem de árvores e folhas secas de palmeiras.