CCZ suspende temporariamente agendamento de castração de cães e gatos

7 de abril de 2021 • Felipe Poleti

Texto: CCZ | Foto: CCZ

O agendamento de castrações de cães e gatos realizadas pelo Canil Municipal, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde, precisou ser suspenso. De acordo com Eliane de Carvalho Silva, coordenadora do CCZ, devido à pandemia do coronavírus, faltam no mercado, para reposição, medicamentos e insumos que são utilizados para o procedimento. Os medicamentos em estoque são racionados para garantir o tratamento dos animais que estão acolhidos no CCZ e casos de urgência e emergência.

“Este desabastecimento se dá no momento devido ao grande número de tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19. São anestésicos e relaxantes musculares que também são utilizados em humanos na rede de Saúde, assim como luvas de procedimento, por exemplo, que estão no limite”, disse Eliane.

As pessoas que já agendaram a castração do seu pet para os próximos dias não perderão a vez. “Quando adquirirmos os medicamentos, os primeiros a passarem pelo procedimento serão os que já foram agendados. Eles não vão perder a castração. Regularizando estes atendimentos, vamos abrir novos agendamentos”, completa a coordenadora do CCZ.

Segundo dados do CCZ, são castrados cerca de 600 animais mensalmente, sendo 400 cães e 200 gatos. “Ainda temos alguns medicamentos, mas eles precisam estar disponíveis para os atendimentos de urgência e emergência do Canil e Gatil, como em casos de atropelamentos e de animais vítimas de violência”, explica Eliane.

Assim que regularizar a compra dos medicamentos, os agendamentos serão retomadas