Cedic vai distribuir preservativos e orientar sobre ISTs durante folia do Carnaval 2023

17 de fevereiro de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS — Foto: Guilherme Valdanha/CCS

Os foliões que participarão do Carnaval de rua deste ano poderão contar com apoio das equipes do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) que distribuirão, gratuitamente, cerca de 20 mil preservativos nas diversas ações programadas pela Prefeitura de Piracicaba de sábado, 18/02, até a próxima terça-feira, 21/02. Os preservativos distribuídos, bem como o gel lubrificante, são fornecidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, também haverá entrega de material educativo sobre a prevenção das IST (infecções sexualmente transmissíveis), confeccionado pelo município.

Karina Corrêa Contiero, coordenadora de Vigilância em Saúde de Piracicaba (Cevisa), explica a importância da prevenção. “Precisamos cada vez mais estimular o uso do preservativo, sobretudo durante o Carnaval, para prevenir a transmissão do HIV e outras ISTs, uma vez que muitas dessas infecções podem ser assintomáticas, ou seja, a pessoa não sabe que está contaminada e, por isso, transmite a doença para outras durante a prática sexual sem preservativo”.

Preservativos também podem ser retirados ao longo de todo o ano nas mais de 70 unidades de saúde da cidade

A coordenadora da Cevisa reforça que além do Cedic outras mais de 70 unidades de saúde da cidade mantêm a distribuição gratuita de preservativos em sua rotina. “Vale ressaltar que o município investe constantemente na capacitação das equipes, na elaboração e confecção de materiais e estratégias de prevenção às ISTs durante todo o ano”, disse Karina.

O preservativo ainda é o meio de prevenção mais eficaz no controle de IST, como o HIV – que não tem cura –, sífilis, gonorreia e clamídia, por exemplo. Segundo dados do Ministério da Saúde, o HIV cresce mais entre os jovens brasileiros. A maioria dos casos de infecção pelo HIV no país é registrada na faixa de 20 a 34 anos (52,7%).

Ainda, segundo o Ministério, as infecções transmitidas por relação sexual são causadas por mais de 30 vírus e bactérias através do contato, sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada. Desta forma, abrir mão do uso do preservativo nas relações expõe a pessoa e os parceiros com os quais ela se relaciona. “Por isso, reforçamos a necessidade de proteção, incentivando o uso de camisinha, inclusive durante o Carnaval”, enfatiza Karina.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os dias ocorre 1 milhão de novas infecções. Doenças antigas, que remontam à Idade Média, como a sífilis, por exemplo, ainda hoje podem ser consideradas uma epidemia pela falta de proteção adequada.

As ISTs, geralmente, causam lesões nos órgãos genitais, o que aumenta a vulnerabilidade para a pessoa adquirir o HIV. Sem contar que as ISTs, como sífilis, gonorreia e clamídia, por exemplo, podem causar morte, malformações de feto, aborto, dentre outras complicações, como infertilidade e complicações na gravidez e parto.

O Cedic Piracicaba fica na rua do Trabalho, 634, Vila Independência, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone é (19) 3437-7800.