SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Centro de pesquisas da Butanvac prorroga inscrições em Piracicaba

29 de setembro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS – Fotos: Divulgação

O cadastramento de voluntários para os estudos clínicos da ButanVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan (IB), em parceria com universidades americanas e a primeira a ser produzida integralmente no Brasil foi prorrogado em Piracicaba por mais um dia, ou seja, nesta quinta-feira (30) o cadastramento de voluntários continua.

Para se inscrever é preciso ter mais de 18 anos, não ter sido vacinado nem contraído a Covid-19, não ser alérgico a ovos e frango. Também não pode estar grávida ou ser lactante. Quem estiver dentro desses pré-requisitos deve dirigir-se ao Crab Cecap (Alameda Melvin Jones, 91, Cecap), para inscrição e triagem das 8h30 às 16h30.

Além de Piracicaba e Ribeirão Preto, as cidades mineiras de Arceburgo, Cabo Verde, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho, São Sebastião do Paraíso e São Pedro da União já realizaram cadastro de voluntários para os testes da ButanVac. “O Centro de Pesquisa vai disponibilizar uma ajuda de custo por dose, além de transporte para o deslocamento até o local de vacinação. As informações sobre a data da aplicação serão disponibilizadas tão logo seja autorizada a administração da primeira dose, a ser realizada no Hemocentro de Ribeirão Preto (SP)”, informou o IB.

Cadastro de voluntários para os ensaios clínicos da Butanvac continua nesta quinta-feira (30/09)

ETAPAS – Os ensaios clínicos da vacina serão divididos em duas fases compostas pelas etapas A, B e C. A etapa A conta com voluntários selecionados em Piracicaba, Ribeirão Preto e nas cidades do sul de Minas Gerais. O objetivo é avaliar a segurança e a dose ideal de imunizante. Nela, o grupo controle vai receber a vacina de comparação, a CoronaVac, e não haverá placebo envolvido.

Já as etapas B e C avaliarão a resposta imune e envolverão mais de 5.000 voluntários. Será feita a comparação entre o desempenho da nova vacina do Butantan contra a Covid-19 e outros imunizantes. Além da eficácia geral da ButanVac, os ensaios vão avaliar seu desempenho diante das novas variantes do SARS-CoV-2.

De acordo com o Centro de Pesquisas do Butantan, nos ensaios clínicos tradicionais, é feito um paralelo entre o grupo vacinado e um grupo controle. Mas como os marcadores imunológicos e parâmetros de segurança foram estabelecidos pelas demais vacinas em uso, já se sabe o que esperar de uma vacina contra a Covid-19.

 

NOVA VACINA – A ButanVac é desenvolvida a partir da inoculação de um vírus modificado da doença de Newcastle, que contém a proteína Spike do SARS-CoV-2 estabilizada. Como este vírus infecta aves e é inofensivo em humanos, ele replica muito bem em ovos embrionados de galinhas – mesma tecnologia da vacina contra a influenza (gripe).

Além de ser barata e muito disseminada, essa técnica é uma especialidade do Butantan: o instituto produz anualmente 80 milhões de vacinas da gripe usando ovos. A ButanVac é resultado de um consórcio internacional que envolve a organização PATH Center for Vaccine Innovation and Access, a Icahn School of Medicine no Mount Sinai em Nova York e a Universidade.

 

‹ voltar