SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

.: Centro Oftalmológico retoma mutirões e atende 200 pacientes em dois dias

8 de setembro de 2020 • Romualdo Filho
A Secretaria de Saúde retomou ontem, 04/09, os mutirões de oftalmologia. As consultas ocorreram no Centro Oftalmológico Humanizado de Referência (COHR) – Avenida Itália, 352, Cidade jardim, das 07h às 17 horas. Foram realizadas 100 consultas, envolvendo diversos exames, e outras 100 foram marcadas para hoje, 5/09. Para este mês de setembro, estão previstos 500 atendimentos especializados na unidade. Todos eles são para pacientes previamente agendados pelo Centro de Relacionamento com os Usuários SUS (Centrus).

“Estamos agendando 10 pacientes por hora, para evitar aglomeração e garantirmos a segurança de todos durante a pandemia. A retomada dos atendimentos em maior volume de consultas está sendo gradativa, até voltarmos ao ritmo anterior, conforme o cenário pandêmico for melhorando”, disse Reginaldo Luiz Rosa de Oliveira, diretor do Centrus.

Ainda de acordo com Reginaldo, as consultas oftalmológicas são completas, conforme protocolo, para que o paciente saia da clínica com um diagnóstico definido do seu caso no mesmo dia e possa iniciar tratamento ou realizar cirurgia, se necessária, o mais rápido possível.

“Estão disponíveis na clínica todos os exames de diagnóstico, como fundo de olho, mapeamento de retina, biomicroscopia, tonometria entre outros, como acontece em uma clínica particular. Assim a consulta se torna mais resolutiva e o paciente não precisa voltar várias vezes”, explicou.

Reginaldo destaca a vantagem de tudo estar acontecendo na própria cidade. “Antes, essas consultas eram realizadas em São Paulo, com grande desgaste para os pacientes, que precisavam viajar de manhã e voltavam somente à tarde. Agora, temos uma clínica parceira que nos oferece toda essa estrutura altamente qualificada e humanizada aqui mesmo em Piracicaba”.

CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS

Com a pandemia mais controlada, está prevista também a retomada dos mutirões do Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Postão, atrás do Mercado Municipal. No dia 12/09 (próximo sábado) três médicos especialistas estão com agenda cheia: gastroenterologia, dermatologia e ortopedia. Eles vão atender das 7h30 às 12 horas pacientes previamente agendados pelo Centrus. No mesmo dia também haverá novo mutirão no COHR.

‹ voltar