CEON do Hospital dos Fornecedores de Cana será reestruturado

5 de outubro de 2016 • Coordenação DAF
Foi apresentada hoje à tarde, 04/10, no gabinete do prefeito Gabriel Ferrato, a segunda etapa do Programa Pró-Santa Casa, para reformulação do CEON (Centro de Oncologia) do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) de Piracicaba. Será investido, aproximadamente, R$ 1,8 milhão, sendo R$ 1,5 milhão do Estado e do município, mais cerca de R$ 300 mil como cotrapartida do próprio FHC. A obra vai começar ainda neste mês, com previsão de término em um ano.

“Essa parceria com o HFC e com o Estado é de extrema importância para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes SUS, especialmente para esta doença, que tanto debilita as pessoas. Isso exige um olhar especial do setor público, o que temos feito ao longo de todo o nosso mandato”, disse Ferrato.

O programa Pró-Santa Casa II consiste basicamente na construção de um novo andar para quimioterapia, que terá sua capacidade de atendimento aumentada em 50%, passando de 14 poltronas para 21, o que equivale a mais 28 pessoas atendidas por dia, em quatro sessões diárias. O acesso será por intermédio de dois novos elevadores. O primeiro andar ficará para a recepção e radioterapia. No segundo estarão os consultórios.

Além da ampliação, os espaços serão readequados, com instalação de sanitário para ostomizados, climatização e iluminação apropriadas e poltronas para acompanhantes dos pacientes nas sessões de químio. De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Mello, a segunda etapa do programa vai elevar a qualidade de vida dos pacientes SUS com câncer. “Vimos as dificuldades dos nossos pacientes e sabemos o quanto o projeto vai melhorar o atendimento com a humanização do espaço”, observou.

O presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi), mantenedora do HFC, José Coral, disse que a diretoria o HFC tem se preocupado com a qualidade do atendimento e hoje, graças à parceria do hospital com a prefeitura de Piracicaba e o apoio do governo do Estado, as estruturas do SUS, que passaram por reformas na primeira fase do Pró-Santa Casa, ganharam muito em conforto para os usuários da rede pública de saúde. “Posso afirmar com segurança que os serviços que oferecemos ao SUS têm hoje a mesma qualidade dos serviços privados”, enfatizou.

PRIMEIRA ETAPA – Na primeira etapa do Programa Pró-Santa Casa, o setor de enfermagem e 38 leitos SUS foram reformados, com a construção de um banheiro em cada quarto, que substituíram sanitários coletivos, poltronas para visitas e instalação de TV, além da iluminação e climatização apropriadas. Foi investido, de 2014 a 2015, R$ 1,9 milhão, também oriundo da parceria do município com o governo do Estado e contrapartida do HFC.

Maria Clélia Bauer, diretora do DRS-X, disse que Piracicaba é uma referência regional para atendimentos oncológicos e é com a visão de atender a região do DRS-X, que estão sendo pensados os investimentos do Estado. “Temos de ser solidários na prestação desse serviço às cidades menores, que estão em nossa área de abrangência e não disponibilizam desse serviço de alta especialidade, por isso encaminham seus pacientes para cá”, observou.

O Ceon do HFC atendeu, em 2015, um total de 15.415 consultas, sendo 5.627 de quimioterapia, 2.006 de radioterapia, 4.371 de especialidades, 2.411 de multiprofissionais. Realizou 9.713 sessões de radioterapia e 3.695 de quimioterapia, totalizando 13.408 sessões.