CEOs realizaram mais de 36 mil procedimentos odontológicos no 1º semestre

5 de agosto de 2019 • Leandro Bollis

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), duas unidades de saúde destinadas a tratamentos dentários especializados dentro do Sistema Único de Saúde em Piracicaba, realizaram 36.480 procedimentos e 13.756 atendimentos somente no primeiro semestre deste ano – de janeiro a junho.

Entre os procedimentos realizados estão o Raio-X (dentes), endodontia (canal), periodontia (gengivas), próteses, odontopediatria (atendimento a crianças), semiologia (prevenção ao câncer bucal), cirurgias, além de atendimentos especiais, principalmente para pacientes com necessidades especiais ou doenças que requerem atenção.

Desde 2017, foram incluídas entre os serviços do CEO as próteses parciais removíveis, atendendo uma grande parcela de usuários que precisavam não somente de prótese total. Somente de março a junho deste ano foram realizados oito mutirões com 533 pacientes atendidos. Nesse período foram entregues 631 próteses, sendo 520 total e 111 parcial.

Na opinião da coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura, Dirce Valério, tem havido uma evolução constante na rede pública de serviços odontológicos. “Podemos afirmar com segurança que esses passos do governo municipal nos últimos anos tem contribuído para uma melhor qualidade de vida dos usuários, visto que a saúde bucal está intimamente relacionada a saúde geral do indivíduo, facilitando inclusive o controle de doenças crônicas, como diabetes. Além disso, o sorriso é um fator importante no convívio social, melhorando a autoestima das pessoas”, concluiu.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, o atendimento oferecido gratuitamente à população é de qualidade com equipamentos e materiais modernos. “Temos sempre a preocupação de investir na área de saúde bucal, identificando os problemas existentes e facilitando o acesso dos usuários ao serviços oferecidos”, ressaltou.

O CEO 1 está localizado na Avenida Independência, 2.600, na Vila Monteiro, e o CEO 2, em parceria com a FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba)/Unicamp, na Rua Dom Pedro II, 627, no centro.